24 de maio de 2024
Inovação • atualizado em 13/09/2023 às 17:02

Gabinete instalado por uma semana na região Noroeste de Goiânia é a grande novidade do Mutirão

Rogério Cruz afirma que a experiência tem sido muito gratificante. Prefeito contou que a ideia surgiu porque as pessoas queriam falar com ele e não sabiam como fazer
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares. Foto: Secom Goiânia
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares. Foto: Secom Goiânia

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), vê de forma positiva a instalação de seu gabinete itinerante nesta semana, no setor Morada do Sol. Em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, o gestor destacou a ação, que é a grande novidade da 1ª edição do Mutirão de Goiânia em 2023, o qual levará uma série de serviços da administração municipal aos moradores da região Noroeste da capital neste sábado (16) e domingo (17).

“Esses primeiros dias têm sido muito positivos. Desde segunda-feira temos atendido várias pessoas que vem aqui no nosso gabinete. Atendemos as pessoas de acordo [com] as demandas. Temos também o gabinete de secretários à disposição para atender a população e trazer as soluções das demandas. É óbvio que existem demandas que têm que ser analisadas, projetadas. Mas existem demandas que nós conseguimos resolver quase que de imediato, dependendo de alguns assuntos. Então, esse mutirão tem sido muito importante”, afirmou.

Na oportunidade, mais de 130 serviços de todas as pastas da Prefeitura de Goiânia serão disponibilizados à população. Segundo o prefeito, serão 21 secretarias participantes do Mutirão, além de órgãos e instituições, como Polícia Civil de Goiás (PCGO), Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Saneago, Equatorial, Tribunal de Justiça (TJGO) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

Além do gabinete do prefeito, os secretários municipais também estão despachando do mesmo local.

Como nós já estamos tendo a semana toda aqui com o prefeito e o secretariado, a partir de sexta-feira [15], a 1 hora da tarde, a Prefeitura de Goiânia já estará toda aqui para atender a população aqui da região que mora aqui perto e tem alguma demanda para resolver, como questões do Atende Fácil, questões de IPTU, ITU, questões de Saneago, Equatorial, elas já podem vir e ter o seu atendimento.

Prefeito Rogério Cruz

LEIA TAMBÉM: Gabinete itinerante e Mutirão levam serviços da prefeitura à Região Noroeste de Goiânia

População busca Mutirão para resolver diversas demandas

O chefe do Executivo municipal listou diversas situações que levam a população a buscar atendimento no Mutirão.

“Uma das maiores demandas que temos tido aqui é a questão de regularização fundiária, por ser uma região onde tivemos muitas questões de área particular, área de Estado e foram feitas as construções. Hoje, a prefeitura trabalha para fazer essa regularização. Outra questão também é de RG. Nós teremos aqui a Polícia Civil, que estará atendendo em parceria com a prefeitura, o governo do Estado liberou a Polícia Civil e também o Detran. Quem tem alguma questão para ser resolvida, o Detran estará atendendo aqui também, como a Equatorial e a Saneago, nas questões de tarifas sociais. As pessoas podem fazer o seu cadastro e outros serviços que a Prefeitura vem trazendo, como saúde, as pessoas podem também fazer o seu atendimento médico”, detalhou.

Para Rogério Cruz, a experiência de atender as pessoas em seu gabinete tem sido muito gratificante.

Nós recebemos pessoas que ficam abismadas em abrirmos o gabinete para que ela entre e seja atendida frente a frente com o prefeito. Então, tem sido uma experiência muito bacana e fico feliz de estar vendo as pessoas aqui buscando atendimento, isso por ordem de chegada. A partir das 7 horas da manhã eu já chego aqui para atender as pessoas.

Rogério Cruz conta conta como surgiu a ideia de montar o gabinete no Mutirão

Questionado sobre como surgiu a ideia de levar seu gabinete para o Mutirão, Rogério Cruz contou que as pessoas queriam falar com ele e não sabiam como fazer.

“Isso foi pensado porque, nas minhas andanças pelas ruas de Goiânia, em visita aos lançamentos de obras que temos feito nos últimos meses, muitas pessoas tem chegado até mim e dizem: ‘eu queria muito falar com o senhor, como é que eu faço para falar com o senhor lá no gabinete?’ Então, como nós criamos essa condição de trazer os mutirões de volta, esse aqui sendo o primeiro, é um teste que fazemos e é um teste que já está aprovado, inclusive”, frisou.

Segundo o prefeito, a inovação deverá ser levada a outros bairros, mesmo sem mutirões.

“Já estou com a intenção de continuar fazendo o gabinete itinerante, mesmo sem ter mutirões. Eu acho isso muito bacana, a prefeitura, o prefeito estar perto das pessoas. Eu gosto de estar na rua com as pessoas e as pessoas [estavam] cobrando isso. Eu fiz questão, então, de fazer essa inovação no mutirão, trazendo o meu gabinete com os secretários no início da semana que antecede o mutirão”, acrescentou.

Rogério Cruz garante que os atendimentos no gabinete itinerante não afetam o restante das agendas da prefeitura, cumpridas no Paço Municipal.

“Como todos os secretários estão aqui, existem alguns assuntos que podemos fazer contato por telefone, outros por internet. Por exemplo, todas as assinaturas de processos que eu tenho do poder público, eu assino pelo meu celular ou pelo meu tablet. A minha assinatura hoje é digital. Então, eu assino o sistema eletrônico da prefeitura de Goiânia. Isso me dá condições, de onde eu estiver, poder estar trabalhando na questão jurídica ou burocrática dessa assinatura de processos. Outra questão é que o secretariado estando aqui, eu já posso encaminhar as pessoas direto para o secretário atender comigo aqui na sala, no meu gabinete, ou atender aqui ao lado. E o secretário passa as informações para os seus técnicos que estão no Paço resolvendo a situação”, concluiu.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Goiânia

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.