15 de agosto de 2022
Previsão do tempo • atualizado em 01/08/2022 às 10:53

Frio não chega como esperado e umidade relativa do ar deve diminuir mais em Goiás, aponta Cihmego

Temperaturas foram mais amenas pela manhã, mas massa de ar polar não teve força para chegar com frio imponente no estado
Umidade relativa do ar pode chegar a 12% no estado, alerta Cihmego (Foto: Reprodução)
Umidade relativa do ar pode chegar a 12% no estado, alerta Cihmego (Foto: Reprodução)

A frente fria esperada em Goiás neste final de semana não chegou da forma que era aguardada pelos goianos. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIHMEGO), as temperaturas foram um pouco mais baixas na capital e no estado mas não com tanta intensidade por conta de dois fatores: do ar seco e também porque o ar polar perdeu força. Para a semana, o Cihmego destaca que a massa de ar seco prevalece em Goiás e que teremos temperaturas mínimas amenas pela manhã, porém com grande amplitude térmica, ou seja, com temperaturas mais elevadas no período da tarde.

“A massa polar perdeu intensidade na subida. Tivemos temperaturas baixas. No final de semana, Goiânia chegou a 13,2 ºC, hoje já tivemos 15ºC pela manhã, mas nada próximo do que aconteceu no mês de maio. No sábado, Rio Verde chegou a 11,5 ºC e Cristalina 11,8 ºC. Teve baixas nas regiões, mas sem que a massa de ar polar tivesse força para chegar com frio imponente no estado”, afirma o gerente do Cihmego, André Amorim.

Amorim chama a atenção para a questão da umidade relativa do ar, que deve continuar diminuindo. “No final de semana chegou a 16% na cidade de Goiás, 19% em Mineiros, Iporá 17% e Goianésia 14%, números muito baixos e que demonstram um cenário nada satisfatório, já que a expectativa é chegar até os 12% ao longo da semana”, pontua.

Continua após a publicidade

Segundo ele, sobre a umidade relativa do ar, não se pode esperar melhorias a curto prazo para essa semana. “A massa de ar seco vai se fortalecendo, e por si só, ela não permite que a frente fria chegue até aqui. O previsto era que a frente fria passasse pela região sudoeste do estado e puxasse a umidade da região Amazônica, mas como a massa de ar seca ficará ainda mais seca, isso impede que a frente fria chegue até o estado. Com isso, há apenas uma pequena possibilidade de chuva para o dia 10, na região sudoeste de Goiás”, detalha.

LEIA TAMBÉM: Sem chuvas há 73 dias, Meia Ponte atinge nível crítico de alerta (diariodegoias.com.br)

Previsão

Segundo o Cihmego, nesta segunda-feira (01), a massa de ar seco mantém o tempo estável e com sol em todo o estado. No período da tarde teremos a queda no índice da umidade relativa do ar, sendo que em algumas regiões o índice estará abaixo de 20% caracterizando estado de alerta. Em Goiânia, a semana também começa com sol e tempo estável, temperatura máxima podendo chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% e 75%.

Continua após a publicidade