21 de maio de 2022
Lênia Soares

Friboi em ação. E afinado com Iris

José Batista Júnior acertou no discurso. Entrou, de fato, na articulação política para as eleições de 2014. Em entrevista à repórter Márcia Abreu, do jornal O Popular, o empresário deu novo tom às especulações e disse que vai para o PMDB com o intuito de “fortalecer a oposição. Com alma e coração abertos. Sem imposições”.

A nova perspectiva é a que pode definir seu nome como candidato ao governo do Estado. Sua ida como ‘soldado do partido’, criticada por muitos, é a esperada por Iris Rezende (PMDB), que, por sua vez, precisa do apoio do empresário no próximo pleito.

Continua após a publicidade

Eis a situação real: Friboi precisa da força política de Iris e Iris precisa da força financeira de Friboi. Estão se alinhando. Pode ser o grande diferencial da próxima disputa. Estratégia que complica a vida do governador Marconi Perillo (PSDB).

Este cenário, que envolve Júnior do Friboi, não é o mesmo que envolveu, anteriormente, Henrique Meirelles e Vanderlan Cardoso. Agora, o PMDB tem a percepção empírica – experimentada nas urnas – de que não é autossuficiente. E Júnior se mostra mais disposto que os outros dois.

Sozinho, Iris Rezende pode sofrer novamente com a força da estrutura de campanha do atual governador. Seu poder financeiro banca apoio dos dois lados. Na situação e na oposição, onde deputados e lideranças partidárias podem, facilmente, se ausentar da campanha garantindo uma reeleição tucana. Vide 2010.

Continua após a publicidade

Na reportagem do O Popular, o jornalista Caio Henrique Salgado ressalta a vontade do empresário em disputar o Executivo, sem descartar a possibilidade de ajudar na campanha mesmo não sendo o candidato.

Bingo!

Júnior do Friboi agora conta com dois pontos favoráveis: a humildade, que facilita a articulação política no PMDB, e o tempo, que deixará, no próximo ano, Iris com 80 anos de idade.

A decisão pode vir do ex-governador. Ele, que não apresenta entusiasmo em ser o nome da disputa e que decide os rumos do partido em Goiás. Nos bastidores, pessoas ligadas a Iris Rezende lembram: “Ele só será candidato se não encontrarmos outro quadro competitivo.”

 Na manhã de hoje, 15, em entrevista à CBN, José Batista Júnior revelou detalhes da negociação com o PMDB.

Júnior Friboi afirmou que vai pedir um prazo ao PMDB para a filiação:

images/stories/audio/2013/Abril/JuniorFriboiCBN1504reuniaocomPMDBprazo.mp3 ou clique aquí

Friboi não concorda com a afirmação de que a ida dele para o PMDB seria uma decisão de cúpula, mas que ela nasceu da base.

images/stories/audio/2013/Abril/JuniorFriboiCBN1504convitenasceudabsase.mp3 ou clique aquí

Friboi revela que Iris Rezende não tem vontade de candidatar-se ao governo de Goiás

images/stories/audio/2013/Abril/JuniorFriboiCBN1504irisnaoquercandidatarse.mp3 ou clique aquí

 

Leia mais sobre:
Lênia Soares