14 de julho de 2025
Políticas públicas • atualizado em 14/06/2025 às 11:28

Fórum de Esporte, Cultura e Turismo projeta futuro do desenvolvimento em Senador Canedo

Com presença de autoridades, FECULT promoveu o debate de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento desses três eixos fundamentais
Senador Canedo sediou o 1º FECULT
Senador Canedo sediou o 1º FECULT

O Paço Municipal de Senador Canedo recebeu, nesta quinta-feira (13), o 1º Fórum de Esporte, Cultura e Turismo de Goiás (FECULT), evento que reuniu representantes das três áreas, autoridades políticas e gestores para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia. Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SECULT), e tendo como principal articuladora a vice-prefeita do município, Salma Bahia, que também preside o fórum, o encontro marcou um momento de diálogo com a comunidade e iniciou uma nova etapa de planejamento estratégico regional.

Dentre as autoridades presentes estavam Valdivino de Oliveira, secretário da Fazenda de Goiânia. Adriano do Baldy, deputado federal por Goiás. José Délio, prefeito de Hidrolândia e Dante Amaral, secretário de esportes de Itumbiara e ex-jogador da seleção brasileira de vôlei. A participação dessas lideranças reforçou a importância do fórum para o fortalecimento das políticas públicas nas áreas de esporte, cultura e turismo.

Durante o fórum, essas lideranças reforçaram a importância da iniciativa como uma forma para o fortalecimento dessas áreas fundamentais dentro da sociedade. Assim, um dos momentos de destaque do evento foi o pronunciamento do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, que ressaltou o papel do poder público e da união de esforços para garantir que essas áreas recebam a atenção que merecem.

“O povo está sedento por ações no esporte, na cultura e no turismo. Daqui sairão políticas e ideias que vão se transformar em ações e, depois, em entregas para uma sociedade que há muito guarda expectativas.”

A vice-prefeita Salma Bahia, que também preside o fórum, avaliou o FECULT como um evento extremamente positivo.

“Tivemos pautas importantes, com a presença de personalidades culturais, esportivas, empresários e classe política. As parcerias público-privadas também mostraram seu papel no fomento dessas áreas”.
Além disso, ela ainda confirmou que a próxima edição do fórum já tem local definido. Será realizado no município de Hidrolândia.

Além do balanço sobre o fórum, Salma também comentou um grande evento que vai movimentar a cidade. O Rally dos Sertões.

“Esse rally internacional fomenta o turismo, gera economia e ainda traz um impacto social e de saúde, por meio da parceria com a empresa SAS. Não se trata apenas de um evento esportivo, mas de uma iniciativa que deixa marca social e contribui para o desenvolvimento da região”.


Leia mais sobre: Geral