26 de maio de 2024
Cidades

Força-tarefa continua monitorando barragens na região de Pontalina

Foto: Governo de Goiás
Foto: Governo de Goiás

De acordo com o Governo de Goiás, a força-tarefa constituída para análise e estudos que buscam  diminuir os danos causados pelo rompimento de barragem situada na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona  rural do município de Pontalina, continua presente e mobilizada no desenvolvimento de trabalhos preventivos no local do acidente. O abastecimento de água também já foi retomado em Pontalina.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), profissionais da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), equipes do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil estão no local desde que ocorreu o acidente na manhã de sábado (04).

Neste domingo (05), técnicos da Semad comandaram sobrevoo panorâmico na região para identificar possíveis danos causados pelas enchentes. 

A chuva continua caindo na região, mas de forma moderada. Entre o período das 12h de sábado até as 7h de hoje (05) as chuvas atingiram mais de 6,2mm.

Os técnicos da Semad também vistoriaram três barragens a montante (antes deste ponto referencial onde aconteceu o rompimento). Em uma delas foi observado que as águas ainda passam por cima do barramento. O proprietário rural foi devidamente orientado sobre procedimentos a serem adotados. Em outra propriedade, os profissionais observaram que a água continua passando pelo talude. Por isso, o local continua sendo monitorado.

No período da tarde, as equipes seguiram com  vistorias nos dois barramentos que se encontram dentro da área urbana  do município.

Abastecimento

O abastecimento de água também já foi retomado em Pontalina.  Por volta das 11h40 deste domingo, a Saneago anunciou o início da normalização que ocorre gradualmente. A recuperação total do sistema com fornecimento de água a todas as regiões da cidade, incluindo os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água e os da parte alta, está prevista para ocorrer ainda na noite deste domingo (05).

Segundo a Companhia, mais de 20 técnicos da Saneago estiveram mobilizados, ininterruptamente, desde o início da situação. 

Rodovias

Também pela manhã, equipe da Goinfra  realizou nova avaliação das duas pontes abalroadas pelas águas. Embora não tenha havido nenhuma evolução, os técnicos seguem no monitoramento das estruturas. 

A GO-215 segue aberta ao tráfego, enquanto a GO-040 continua interditada até que seja feita avaliação mais detalhada, atividade que está programada para a manhã desta segunda-feira (06).


Leia mais sobre: / Cidades