Acabou o jejum: O Vila Nova Futebol Clube faz história e é Campeão Goiano! O Tigrão apoiado pela sua imensa torcida conquistou o título ao golear o Anápolis pelo placar de 3 a 0. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 0 no Estádio Jonas Duarte, a equipe colorada reverteu a desvantagem no Serra Dourada com a presença de 38.412 torcedores na decisão – maior público da competição. Tiago Pagnussat, Igor Henrique e Renan (contra) fizeram os gols.

O primeiro tempo foi marcado por ser um jogo muito disputado, jogadores do Vila Nova pareciam nervosos com a desvantagem no placar e a bola parecia não querer entrar no gol do Anápolis. Porém, tudo mudou na segunda etapa. Rafael Lacerda promoveu três alterações no intervalo e a equipe colorada se lançou ao ataque.
Precisou apenas de 16 minutos para o Vila Nova abrir o placar. Após cruzamento na esquerda do Jean Mota, o atacante Gabriel Poveda escorou na segunda trave para o zagueiro Tiago Pagnussat fazer o 1 a 0 de letra. Um golaço do capitão vilanovense. A torcida, até então em silêncio, explodiu quando o gol finalmente saiu, fazendo o Estádio Serra Dourada tremer. A partir daí, a virada histórica se tornou apenas uma questão de tempo.
Aos 28 minutos, Gabriel Silva fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou para o Igor Henrique que recebeu, deixou o marcador no chão e chutou forte para o fundo das redes. Sem chance para o goleiro Paulinho. Um gol de placa no Serra Dourada para colocar o fim na vantagem do Anápolis construída no primeiro jogo. Com esse resultado, a partida estava caminhando para as penalidades.
Aos 51 minutos, pelo lado direito, Júnior Todinho fez uma bela jogada e tocou de letra para Elias. O lateral fez a ultrapassagem, invadiu a área e cruzou. A bola desviou no Renan do Anápolis e morreu no fundo do gol, marcando a virada do Tigrão diante do Galo. A partir daí, o torcedor colorado soltou o grito de campeão que estava engasgado desde 2005.
Foi a primeira vez na história do Goianão, que um clube virou uma decisão depois de perder o jogo de ida por dois gols de diferença. A conquista encerra um jejum que completaria 20 anos. O último título do Vila Nova no Campeonato Goiano aconteceu em 2005 – na oportunidade uma vitória diante do Goiás nas cobranças de pênaltis.
Ficha Técnica – Vila Nova 3×0 Anápolis
Local – Estádio Serra Dourada
Renda – R$ 581.305,00
Público Pagante – 36.579
Público Presente – 38.412
Arbitro – Wilton Pereira Sampaio
Assistentes – Bruno Pires e Jonny Kamenach
Arbitragem de Vídeo – Caio Max Vieira e Hugo Corrêa
Vila Nova: Halls; Elias, Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga (Igor Inocêncio); João Vieira (Gabriel Silva), Igor Henrique, Jean Mota (Dodô) e Diego Torres (Arílson); Junior Todinho e Bruno Mendes (Gabriel Poveda). Técnico: Rafael Lacerda.
Anápolis: André, Lucão e Victor Oliveira; Fábio, João Afonso, Samuel Michels (Pedro Thomaz), Ariel (Vini Locatelli) e Caxambu; Kadu (Cardoso – Renan) e João Celeri (Marcão). Técnico: Ângelo Luiz.











Fotos: LeoIran
Leia mais sobre: Anápolis / Campeonato Goiano / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube