23 de abril de 2024
Variedades

Filarmônica de Goiás apresenta concerto para cordas em Goiânia

Foto: Rafaella Pessoa
Foto: Rafaella Pessoa

Sons dos violinos, violoncelos, violas e contrabaixos são os destaques do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás que acontece na quinta-feira (9), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.

No programa estão as obras Verklarte Nacht” de Schoenberg ” e o “Quarteto de cordas (Op.135)” de Beethoven. A regência é do Diretor Artístico da instituição Neil Thomson.

“Verklarte Nacht” ou “Noite Transfigurada” foi escrita por Schoenberg quando ele tinha apenas 25 anos e é baseada no poema de Richard Dehmel. A obra, que é influenciada pela austeridade clássica de Johannes Brahms e pelo vanguardismo de Richard Wagner, traz a história de uma mulher que conta ao namorado que está gravida de outro homem. Através dos belíssimos acordes é quase possível enxergar o casal apaixonado caminhando por um bosque para achar uma solução à relação. “Noite Transfigurada” é considerada um drama sem palavras, perfeitamente articulado ao poema de Dehmel.

O quarteto para cordas OP. 135 (1826), uma das últimas coisas que Beethoven escreveu, tem um caráter propriamente beethoveniano de uma trajetória que só decide e resolve os seus problemas dramáticos no final da obra. Nesse clima de que ainda não temos nada de definitivo, o último movimento abre com uma introdução terrível, muito grave e extremamente emocionante, como se o compositor soubesse que sua morte estava próxima. A Orquestra Filarmônica de Goiás executará a obra com base em um arranjo para cordas feito pelo consagrado maestro
americano Leonard Bernestein.


Leia mais sobre: / / Variedades