13 de junho de 2024
Educação

Fies 2024: Inscrições foram prorrogadas até esta segunda (18)

As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. No dia 21 de março, o resultado será divulgado
Neste ano, o Fies disponibiliza 112.168 vagas, sendo 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil ).
Neste ano, o Fies disponibiliza 112.168 vagas, sendo 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil ).

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão prorrogadas até esta segunda-feira (18), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. No dia 21 de março, o resultado será divulgado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.

Vale lembrar que para garantir o benefício é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Neste ano, o Fies disponibiliza 112.168 vagas, sendo 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre.

Fies social

A novidade desta edição é o Fies Social, que garante a reserva de vagas com condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda financiarem o curso em até 100%. 50% das vagas serão reservadas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior. Estão nesse cadastro pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Sobre a iniciativa

O Fies é o fundo de financiamento do governo federal, em parceria com instituições financeiras e com as universidades privadas. O programa como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019