A partir desta terça-feira (10), inicia a programação do oficial do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2025), que já foi divulgada. O evento, que acontece na cidade de Goiás entre os dias 10 a 15 de junho, reúne cinema, cultura, arte, gastronomia e debates fundamentais sobre o meio ambiente, com grandes novidades e parcerias inéditas.
O tema deste ano é “Cerrado: a Savana Brasileira e o Equilíbrio do Clima”. O centro do debate uma questão atual profunda sobre a importância da preservação do bioma mais biodiverso do planeta. Entre as personalidades confirmadas para estão o ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, os cineastas João Moreira Salles e Vincent Carelli, o apresentador Marcelo Tas, a artista plástica Selma Parreira e o estilista Ronaldo Fraga.
Atrações artísticas e culturais
Na grade da programação há ampla variedade de atividades: mostras competitivas e paralelas, sessões especiais, minicursos, oficinas, rodas de conversa, homenagens, exposições, feiras de artesanato e gastronomia, além de atrações culturais com artistas locais, regionais e nacionais.
Uma das grandes novidades desta edição é a criação do Fórum Indígena e de Povos Tradicionais com o objetivo de amplificar os saberes e conhecimentos dos povos dos territórios e fortalecer a produção audiovisual feita por pessoas que fazem parte das comunidades. Além deste fórum, o festival conta, ainda, com os fóruns de Cinema e Meio Ambiente.
Outra iniciativa é a criação do 1º Guia Gastronômico do Fica. Em parceria com Senac Goiás, o festival ofereceu oficinas e consultorias especializadas para os restaurantes locais conveniados ao evento com o objetivo de elevar o padrão de atendimento e a qualidade gastronômica dos estabelecimentos que irão receber o público do festival. O guia, que está no site oficial do evento, conta com mapa de localização dos restaurantes, descrição dos pratos, preço promocional, redes sociais, além da história do prato e do estabelecimento.
Programação geral
Sessões especiais e mostras não competitivas
Além de toda a programação de filmes das quatro Mostras Competitivas, o Fica leva, ainda, um vasto conteúdo de produções parceiras, como a Sessão Fiocruz, Unesco, Araguaia Vivo, Sessão Sérvia, Sessão do Encontro de Escolas de Cinema do Brasil Central e Sessão Chipre, Além da Mostra Audiovisual e a Documentação de Línguas e Culturas e do Fica Animado.
O 26º Fica contará, também, com duas exposições de artes visuais: no Palácio Conde dos Arcos, com obras de artistas locais e regionais, e no Sesc Vila Boa. Nesta edição, a artista visual Selma Parreira, criadora do segundo cartaz oficial do Fica, os diretores Erico Rassi, Cris Miotto e Lidiana Reis, da equipe do filme goiano Oeste Outra Vez, e o estilista Ronaldo Fraga são os homenageados.
Fóruns e oficinas
A programação ainda envolve 16 fóruns e 4 oficinas totalmente gratuitas com temas que aprofundam o diálogo entre cinema, meio ambiente e culturas tradicionais. A cidade de Goiás se transforma, mais uma vez, em palco de encontros que vão além da exibição de filmes, consolidando-se como ponto de partida para mudanças reais.
Shows e apresentações artísticas
O Festival proporcionár ainda uma variedade de atrações artísticas e culturais, como festejos, apresentações musicais, vocalização de poesia, apresentações de circo, capoeira e muito mais, que serão realizadas no Palco Coreto, no Palco do Mercado Municipal e na Praça do Chafariz.
Os shows iniciam na noite de sexta-feira (13/06), com o cantor Zeca Baleiro animando o público no palco da Praça de Eventos. No dia seguinte, no sábado (14/06) sobe ao palco a cantora Mart’Nália e no encerramento, no domingo (15/06) o último show fica por conta da banda Paralamas do Sucesso encerrando a 26ª edição do Festival.
Leia mais sobre: FICA / Fica 2025 / Programação FICA / secult / Cidades / Cultura & Entretenimento