14 de junho de 2024
Culinária • atualizado em 10/04/2024 às 12:05

Festival Italiano de Nova Veneza realiza concurso para escolher novo prato para menu do evento

Vagas serão limitadas a 25 participantes e serão preenchidas por ordem de inscrição, que estarão abertas dos dias 8 a 12 de abril
Para fomentar a cultura em Nova Veneza, a prefeitura realiza concurso para a escolha de um novo prato para restaurante oficial do festival. (Foto: Divulgação).
Para fomentar a cultura em Nova Veneza, a prefeitura realiza concurso para a escolha de um novo prato para restaurante oficial do festival. (Foto: Divulgação).

Entre os dias 6 a 9 de junho, a capital italiana de Goiás recebe a 18° edição do Festival Italiano de Nova Veneza. E para fomentar a cultura italiana no município, a prefeitura realiza um concurso para a escolha de um novo prato para incrementar o menu da Cantina da Nonna, o restaurante oficial do evento.

O prefeito da cidade, Valdemar Batista Costa, reforça que o evento busca impulsionar o aspecto cultural do município. “A gastronomia italiana faz parte da cultura de nossa comunidade, que é a maior representação da imigração italiana do Centro-Oeste. Com esta iniciativa, queremos estimular que a comunidade compartilhe essa herança que faz parte de sua mesa”, afirmou.

As vagas serão limitadas a 25 participantes e serão preenchidas por ordem de inscrição, que estarão abertas dos dias 8 a 12 de abril, das 8h às 17h, na Cantina da Nona, em Nova Veneza. Além do prato com seu nome incluído no cardápio, o vencedor receberá uma homenagem oficial do evento e, ainda, um prêmio em dinheiro no valor de R$1.000, entregue pela Marajoara, patrocinadora do evento e parceira oficial do concurso.

O concurso terá duas etapas, a primeira acontece no dia 19 de abril onde os participantes apresentaram seus pratos para uma banca avaliadora de especialistas, já segunda etapa será para os 5 finalistas selecionados que também devem apresentar seus pratos a uma banca julgadora, composta por curadores da área de gastronomia. Para conferir o regulamento, acesse o Instagram (@festivalitaliano).

Festival de Nova Veneza

Fundada por italianos que chegaram à região por volta de 1912, atualmente Nova Veneza tem 60% da população descendente de italianos. Mas os demais 40% abraçaram a cultura. Na edição de 2023, cerca de 130 mil pessoas passaram pelo festival.

De acordo com a Cantina da Nonna, cozinha oficial do evento, para servir 20 mil pratos, a cozinha precisou de 20 vacas – ou seja, 7 toneladas de carne – e 2 toneladas de frango. Os molhos chegaram a 5 toneladas e foram produzidas 3.500 unidades de lasanha. Para a polenta, foram 700kg de fubá (40% a mais do que nos anos anteriores para dar conta da demanda pelo petisco).


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado / Variedades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019