14 de junho de 2024
Expectativas • atualizado em 23/05/2024 às 16:21

Festival Italiano de Nova Veneza espera receber mais de 120 mil pessoas este ano

Diante do público cada vez maior, o desafio é garantir boa estrutura para atender bem os visitantes; confira programação desta edição
O prefeito de Nova Veneza, Valdemar Borges e a presidente da Amiza, Maria do Carmo, fizeram o lançamento da 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Foto: Reprodução
O prefeito de Nova Veneza, Valdemar Borges e a presidente da Amiza, Maria do Carmo, fizeram o lançamento da 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Nova Veneza se prepara para receber público de mais de 120 mil pessoas no Festival Italiano de 2024. Durante o lançamento da 18ª edição do evento, o prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa (UB) e os organizadores do festival apresentaram a programação deste ano e falaram sobre as expectativas e desafios.

O Festival Italiano de Nova Veneza acontece de 06 a 09 de junho. Estão previstos para os quatro dias de evento gastronômico e cultural atrações regionais e nacionais, além de novos pratos no cardápio.

De acordo com a presidente da Associação dos Amigos de Nova Veneza (Amiza), Maria do Carmo, o principal desafio é preparar a pequena cidade para atender bem o grande público do festival. “Nova Veneza é um município pequeno, mas ele é muito acolhedor, então para nós do festival, o maior desafio é esse, acolher todos os nossos visitantes nos quatro dias de evento”, destacou.

Conforme o prefeito Valdemar, a cidade se prepara para o Festival Italiano desde o início do ano. O evento movimenta a economia do município e garante fonte de renda para centenas de famílias da região. “Para o nosso município é o 14º salário. Todas as classes sociais são beneficiadas com esse festival, e a gente prepara muitos meses antes para poder atender bem a população que vai nos visitar”, ressalta o prefeito de Nova Veneza.

Preparação especial

Segundo os organizadores do evento, o principal desafio é garantir a segurança, bom atendimento e comodidade ao público visitante, que aumenta a cada ano. “Nós sabemos que temos uma cidade pequena, uma cidade de 2.000 habitantes, que em quatro dias passa mais ter mais 20 mil pessoas lá. Então, estamos tentando, juntamente com o pessoal da cidade e com o pessoal da Polícia melhorar ainda mais o nosso atendimento”, reitera o prefeito.

Para este ano, o público esperado é de 120 mil pessoas, no entanto, a organização tem previsão de que as expectativas sejam superadas ao final do evento. “No ano passado nós tínhamos mais de 120 mil pessoas, esse ano nós estamos pensando em 130, 140 mil pessoas”, afirma o prefeito.

Diante do grande fluxo de visitantes durante os quatro dias de evento, Valdemar pede para que o público goianiense pegue vias alternativas, para facilitar o trânsito e amenizar possíveis congestionamentos. “Quero dar um recado para todas as pessoas, principalmente de Goiânia que forem a nossa cidade nesses dias, que passe por Nerópolis, porque o trânsito por Santo Antônio fica muito complicado”, alerta o prefeito de Nova Veneza.

Programação

O evento terá quatro dias de celebração da gastronomia, cultura e das tradições italianas. O festival terá início no próximo dia 06 de junho, com encerramento no dia 09 de junho. No primeiro dia, quinta-feira (6), haverá show do ator e cantor Daniel Boaventura, além de outras atrações.

No segundo dia de evento, sexta-feira (7), está previsto show de Tony Angeli. Já no sábado (8) haverá o tradicional Carnaval de Máscaras Italiano, além de apresentações musicais. No domingo (9), o encerramento terá apresentação de tenores do município, do tradicional panelaço e show das cantoras Izadora Cruz e Jordana Félix.


Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.