A cena da literatura e das artes gráficas independentes ganha destaque nos dias 17 e 18 de maio, em Goiânia, com a realização da sétima edição da feira e-cêntrica, na Vila Cultural Cora Coralina. O evento, promovido pela negalilu editora, com apoio da Secult Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, traz ao público uma programação gratuita, que envolve oficinas, rodas de conversa, sarau, minicursos e uma grande feira com mais de 100 expositores vindos de nove estados e do Distrito Federal.
Maior edição já realizada
De acordo com a curadora e idealizadora Lari Mundim, esta é a maior edição da feira já realizada. “Reunimos o maior número de publicadores e artistas iniciantes, com um sistema de revezamento entre estreantes de Goiânia e Região Metropolitana. Isso ampliou não só as vagas, como também a diversidade da produção que será exibida e comercializada”, afirma.
Entre os nomes estreantes estão editoras reconhecidas no cenário independente, como a Editora Incompleta (SP), Coral Viajante (PE), Edições Barbatana (SP), Viajeira Cartonera (BA) e Bebel Books (SP). A feira já integra o calendário nacional de eventos literários independentes, ao lado de iniciativas como MOTIM (DF) e Miolos (SP).
Formação e reflexões sobre o mercado editorial
Além da feira, a e-cêntrica promove um conjunto de ações formativas voltadas a quem atua ou deseja ingressar na cadeia produtiva do livro. A programação inclui três oficinas, dois minicursos e quatro rodas de conversa, além de uma edição especial do Sarau das Minas GO, coordenado por Carol Schmid.
Um dos destaques é o Seminário Visão e-cêntrica, que propõe debates sobre a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no mercado editorial independente. O seminário contará com nove convidados de GO, DF, SP e RS, e será mediado por Pilar Bu, Van Moraes e beta reis, no sábado (17), a partir das 16h.
Oficinas e minicursos para diversos públicos
A programação formativa começa na manhã de sábado (17), com o minicurso “Escrita literária: vozes independentes do mercado editorial”, ministrado pela escritora Cidinha da Silva (SP). Com seis horas de duração, a atividade também será repetida no domingo e é destinada a autores que desejam entender melhor o funcionamento do mercado e buscar estratégias para viabilizar a circulação de suas obras.
Também no sábado pela manhã, a fonoaudióloga Larissa Toschi conduz a oficina “Modelagem de massinha como recurso de mediação de leitura”, voltada a educadores, cuidadores e mediadores de leitura para crianças. À tarde, a designer Angela Mendes, da Edições Barbatana, ministra o minicurso “Design editorial”, que continua no domingo.
Ainda no sábado, às 14h, as colagistas Morgs e Cássia Roriz promovem a oficina “Colagem: explorando narrativas visuais”, com foco em criação artística pessoal. Às 17h, o chef Humberto Marra realiza a oficina “Multiplicação do verde: plantando PANCs”, que estimula o cultivo e o consumo de plantas alimentícias não convencionais.
Leia mais sobre: Feira e-cêntrica / Goiânia / Prefeitura de Goiânia / Vila Cultural Cora Coralina / Cidades / Geral / Notícias do Estado