20 de maio de 2024
Oportunidade • atualizado em 25/04/2024 às 08:56

Fapeg investirá R$ 1,5 milhão no apoio à participação de pesquisadores em eventos internacionais

Apoio será repassado por meio do edital do 'Programa de Mobilidade Internacional – Participação em eventos no exterior'
Edital busca promover o incentivo à internacionalização da pesquisa desenvolvida no Estado. (Foto: Fapeg).
Edital busca promover o incentivo à internacionalização da pesquisa desenvolvida no Estado. (Foto: Fapeg).

Nesta quarta-feira (24), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) irá investir R$ 1,5 milhão para apoio financeiro de até 150 pesquisadores doutores que tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior sediadas em Goiás, para poderem participar e divulgar suas pesquisas durante eventos científicos internacionais.

O apoio será repassado por meio do edital do ‘Programa de Mobilidade Internacional – Participação em eventos no exterior’. As propostas devem ser submetidas via plataforma OPP-Fapeg. Para eventos que vão acontecer de julho a outubro de 2024, as inscrições devem ser feitas de 24 de abril a 3 de maio. Para os eventos de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, as propostas devem ser inscritas de 5 a 15 de agosto de 2024.

Segundo o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, com este edital, que conta com recursos orçamentários próprios da instituição, a fundação reafirma a intenção de promover o incentivo à internacionalização da pesquisa desenvolvida no Estado. “A Fapeg está buscando valorizar e dar maior visibilidade aos estudos realizados em Goiás, oportunizando ao pesquisador mostrar seu trabalho, conhecer novas pesquisas e avanços”, afirmou.

O fomento vai contribuir também para colocar Goiás no cenário global no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação, o que favorece a competitividade e o desenvolvimento econômico, social e cultural o nosso estado.

Marcos Arriel

Segundo o edital, são itens financiáveis: passagens aéreas, diárias de acordo com a resolução normativa da Fapeg (valor atribuído a despesas realizadas com hospedagem, alimentação e deslocamento urbano) e inscrição ao evento internacional. Dúvidas relacionadas ao edital devem ser enviadas à Fapeg exclusivamente pelo e-mail [email protected].


Leia mais sobre: / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019