27 de maio de 2024
Cultura

Exposição Circuito das Cavalhadas é inaugurada em Goiânia nesta sexta (10)

Evento abre a programação 2024 do Circuito das Cavalhadas, que este ano será realizado em 15 cidades, com o investimento de R$ 4,4 milhões
Exposição faz parte da política de educação patrimonial do governo estadual que visa fortalecer os laços dos goianos com as manifestações tradicionais. (Foto: Divulgação).
Exposição faz parte da política de educação patrimonial do governo estadual que visa fortalecer os laços dos goianos com as manifestações tradicionais. (Foto: Divulgação).

Na manhã desta sexta-feira (10), a Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) lança a Exposição Circuito das Cavalhadas, no Museu da Imagem e do Som, em Goiânia. O evento abre a programação 2024 do Circuito das Cavalhadas, que este ano será realizado em 15 cidades, com aporte de R$ 4,4 milhões em recursos do Estado. Entre as atividades de lançamento estão a divulgação do calendário oficial das encenações em 2024 e o lançamento do fotolivro do circuito goiano.

A exposição tem a curadoria de Melissa Alves e Marcelo Soares, e é composta por obras de Valmir Neves e Viníciu Fagundes Bárbara, grafite da artista Thainá Junger, fotografias de Michelly Matos e vídeos da Kam Filmes. Valmir compõe a exposição com oito personagens das Cavalhadas em cerâmica, enquanto Viníciu concebeu três esculturas botânicas centrais, feitas com frutos secos (cápsulas) de espécies de árvores do Cerrado.

Nossa missão é fortalecer o projeto de interiorização da cultura goiana com esse apoio aos municípios para montagem de cenário, compra de vestimentas e outras despesas das Cavalhadas em todo o Estado.

Secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes

A exposição faz parte da política de educação patrimonial do governo estadual que visa fortalecer os laços dos goianos com as manifestações populares e tradicionais realizadas nos interiores, parte fundamental da identidade cultural de Goiás. As obras também serão expostas em algumas cidades do circuito para fomentar a tradição e a cultura.

Circuito das Cavalhadas

Além da exposição, o evento lança o fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, que foi produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que atuam na salvaguarda deste patrimônio com a realização ativa dos festejos.

O material conta com fotos de Michelly Matos, a organização de Pablo Fabion Lisboa, Thais Lobo e direção de arte de Edvaldo Pontes e possui 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens que atuam na manutenção do bem. Também traz informações sobre a origem das Cavalhadas e outras curiosidades.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019