03 de março de 2024
Política

Expo Municípios 2019: governador do Maranhão destaca união e integração dos Estados com a Ferrovia Norte-Sul

Evento reúne cerca de 3.500 pessoas, entre prefeitos, secretários e servidores - Foto: Fábio FGM.
Evento reúne cerca de 3.500 pessoas, entre prefeitos, secretários e servidores - Foto: Fábio FGM.

{nomultithumb}

A Ferrovia Norte-Sul e a integração entre os Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso foi tema de debate nesta quinta-feira (8), durante a Expo Municípios 2019. Com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, que destaca a união entre os poderes.

“A União faz a força e não a competições entre nós, mas sim a complementariedade. E a contribuição que o Maranhão trás hoje para a Norte-Sul é o porto de Itaqui, um dos que mais crescem no Brasil”, afirma.

O governador aponta que: “A Ferrovia Norte-Sul é um sonho de décadas e plenamente concretizado garante essa união e integração entre várias locações que o Brasil tem, principalmente no que diz respeito à alimentos”.

O Maranhão é considerado uma das mais importantes vértices logísticas para esse crescimento de exportação de alimentos no Brasil. “Na medida em que somos e vamos fortalecer mais essa vocação de sermos o maior porto do arco norte do país, aquele mais próximo dos grandes centros consumidores do mundo”, garante.

O governador destaca ainda que o objetivo é que haja a intensificação da movimentação nos dois sentidos da Ferrovia. “De mercadorias que sejam importadas e exportadas chegando até o coração do Brasil. Estamos lutando também, para a implantação da FICO que é a Ferrovia de Integração com o Centro-Oeste, ligando uma parte do Mato Grosso ao Estado de Goiás a Ferrovia Norte-Sul e com isso tenhamos o fortalecimento de toda a nossa região”, explica Dino.

O debate foi mediado pelo diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, que mostra a expectativa sobre a ferrovia que vai possibilitar o maior desenvolvimento do Estado. Ao agradecer a presença de Flávio Dino, disse: “sua presença mostra que é um governador municipalista”.

Também presente, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Flávio Rassi, destacou as oportunidades que virão com a Ferrovia Norte-Sul. “A escoação da nossa agroindústria, temos uma oportunidade enorme de empreendedorismo. Isso facilita o mercado”.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário da Indústria e Comércio, Wilder Morais, ressaltou a importância do evento. “É uma ação de união e mostra a importância da indústria e comércio para alavancar o Estado”.

O presidente da FGM, Haroldo Naves, parabenizou o governador e agradeçeu a presença no evento que debate a capacitação e desenvolvimento dos Municípios.


Leia mais sobre: / / / / Política