13 de julho de 2024
Brasil

Existe Prouni para educação básica?

Saiba como conseguir bolsa de estudo para escola. (Foto: Educa Mais)
Saiba como conseguir bolsa de estudo para escola. (Foto: Educa Mais)

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos programas do governo federal de acesso ao ensino superior. Milhares de brasileiros já foram beneficiados com as bolsas de estudo integrais e parciais ofertadas, possibilitando o ingresso às universidades para quem não tem condições de arcar com o valor integral das mensalidades. Tão importante quanto dar continuidade aos estudos e realizar uma graduação é ter uma educação básica de qualidade. No entanto, poder custear uma creche ou escola particular para o filho não está ao alcance de todos. Mas afinal, existe Prouni para escola?

Prouni para escola particular

O candidato à Presidência João Amoedo (Novo) trouxe como uma das suas propostas de campanha no campo da educação a criação de um Prouni para pré-escola, ensino fundamental e médio. A ideia seria semelhante ao funcionamento do atual programa para o ensino superior, possibilitando aos pais de baixa renda colocar o filho em uma escola particular com bolsas do governo. Porém, atualmente esse projeto não existe. O Prouni para faculdade abarca estudantes que fizeram as provas do Enem, tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos e acima de zero na redação, além de ter renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

Programas educacionais do governo

Para jovens e adultos que não terminaram ou não tiveram acesso à escola regular existe a EJA (Educação para Jovens e Adultos). Substituindo o antigo supletivo, esse é um programa do governo federal que visa democratizar o ensino no Brasil, destinado a brasileiros a partir de 15 anos. A EJA é ofertada na modalidade presencial e a distância (EAD) e é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. As disciplinas são de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Bolsas de estudo para educação básica

Apesar do governo não ofertar Prouni para educação básica ou qualquer outra modalidade de bolsa de estudo para essa etapa de formação, existem programas de inciativa privada que contemplam essa modalidade. O Educa Mais Brasil é o maior deles e oferta bolsas de estudo para creches e escolas desde o ensino fundamental ao ensino médio. Os descontos são de 50% e as oportunidades são para todos os cantos do País. Para ter acesso basta acessar www.educamaisbrasil.com.br, escolher a cidade e a instituição de interesse e fazer a inscrição gratuita. (Educa Mais) 

{nomultithumb}


Leia mais sobre: / / / Brasil