16 de abril de 2024
Brasil

Ex-presidente da República, Michel Temer é preso pela lavajato; Moreira Franco, foragido

(Michel Temer e Moreira Franco, em 2018. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
(Michel Temer e Moreira Franco, em 2018. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Michel Temer, preso. Moreira Franco, foragido. A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21/03) o ex-presidente da República, Michel Temer. Agentes da Polícia Federal estão atrás de Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia do mandado de Temer, mas ainda não conseguiram encontra-lo. As informações são do Portal G1.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

A Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, desde quarta-feira (20), no entanto, não houve sucesso. Por este motivo, a operação programada para as primeiras horas da manhã atrasou.

Michel Temer tem uma lista extensa de inquéritos a responder. São dez, no total. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos enquanto Temer estava no mandato presidencial. Quando ele deixou o cargo, foram encaminhados à primeira instância. Os outros
cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.

Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de
Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.


Leia mais sobre: Brasil

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.