10 de agosto de 2022
Educação

Evento aborda empregabilidade com oportunidades de emprego e estágio

Side view of concentrated african american businessman using notepad and laptop on office desktop while having mobile phone conversation. Bookshelf with documents in the background
Side view of concentrated african american businessman using notepad and laptop on office desktop while having mobile phone conversation. Bookshelf with documents in the background

Dois dias de intensa programação voltada para pessoas que buscam oportunidades de emprego serão proporcionados na Jornada da Empregabilidade, promovida pela Universidade Santo Amaro (Unisa) para o público que tem interesse em adquirir conhecimentos e fazer contatos para o mercado de trabalho. O evento é gratuito e será realizado de forma virtual nos dias 27 e 28 deste mês.

Quem se inscrever para a Jornada poderá acompanhar uma troca de conhecimentos sobre o mundo do trabalho, além de participar de seleções para vagas de emprego e estágio. “A gente tem um cenário de desemprego muito alto, mas não adianta criticar sem fazer um projeto. Iniciativas como a Jornada da Empregabilidade ajudam a trazer esperança para as pessoas”, comenta o Gerente de Marketing da Unisa, Adriano Magrinelli.

O evento está previsto para ocorrer das 09h às 20h, no espaço virtual unisa.br/empregabilidade. Uma vez inscrito, o participante poderá escolher os stands que pretende acompanhar com o tema do seu interesse. Haverá auditório virtual, salas para aprender a fazer currículo, stands de entrevistas, espaço de orientação para o mercado de trabalho e stands de empresas que selecionam oportunidades para estágio e emprego, a exemplo do CIEE, Nube, Vagas.com, dentre outros.

Continua após a publicidade

Uma das palestrantes da Jornada da Empregabilidade é a profissional de Recursos Humanos, professora Ângela Divina, que vai conversar com os participantes sobre objetivos de vida e carreira. “Essas feiras são muito importantes porque permitem a troca de experiências, já que são locais apropriados para se colocar em evidência, interagir e fazer network. Por meio de oportunidades como essa, o jovem vai se adequando para ter mais oportunidades e, também, mais ganhos”, opina a professora.

Desemprego é crescente no Brasil

O desemprego no Brasil atingiu 14,1 milhões de pessoas no trimestre de agosto a outubro de 2020, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em dezembro. O número representa um aumento de 7,1% em relação aos três meses finalizados em julho do ano passado.

Continua após a publicidade

Para a especialista em Recursos Humanos, Ângela Divina, o cenário atual de empregabilidade tem algumas variáveis. De um lado, jovens buscando ingressar no mercado de trabalho e, do outro, profissionais buscando as recolocações.

“Para ambos os cenários, a gente está em um momento delicado no sentido sanitário e econômico. Por isso, para ter mais chance, esse profissional precisa ter autoconhecimento, saber seus pontos fortes e fracos para canalizar a oportunidade mais assertiva. Seja qual for o desafio, é importante não desanimar”, acrescenta Divina.

Nesse contexto, o emocional das pessoas disponíveis para o mercado pode ficar prejudicado, na avaliação da especialista. Por isso, na opinião da profissional, é importante interagir durante feiras de emprego que proporcionam um pouco mais de tranquilidade para o desempregado, quando este tem a oportunidade de estar em contato com pessoas em situação semelhante. 

Outro ponto importante que Ângela Divina destaca é ter atitude. Isso está relacionado ao fato de mostrar que estará engajado para desenvolver habilidades e atividades mesmo quando não se tem experiência.

Além disso, é aconselhável manter boa aparência nas redes sociais, pontua a especialista, pois são através delas que muitos recrutadores começam a triagem dos candidatos. “O LinkedIn, hoje, é a principal plataforma profissional. Utilizem essa plataforma, mantenha-a atualizada, descreva as suas habilidades e competências”, recomenda Ângela.

Fonte: Brenda Chérolet – Agência Educa Mais Brasil