28 de fevereiro de 2024
Destaque nacional • atualizado em 23/11/2023 às 12:46

Estudantes goianos levam ouro na 1ª edição da Olimpíada de Português

Alunos de uma escola em Goiânia foram destaque no evento que reuniu mais de 100 mil participantes de escolas de todo o Brasil.
Entre os premiados, Valentina Nery garantiu medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa. (Foto: Divulgação).
Entre os premiados, Valentina Nery garantiu medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa. (Foto: Divulgação).

Quatro estudantes goianos foram destaque na 1ª edição da Olimpíada de Português. A disputa se trata de uma competição acadêmica voltada para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. No total mais de 100 mil participantes estavam na disputa que é idealizada por um grupo de professores e estudiosos da Língua Portuguesa.

A disputa de amplitude nacional contou com a participação de alunos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os alunos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia Heitor Alves Fonseca, de 14 anos e Valentina Nery Bailão, de 14 anos, levaram medalha de ouro na disputa. Júlia Andrade Moreira, de 14 anos e que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na instituição, conquistou medalha de prata. Já Felipe B. Taveira Bernardes, de 14 anos e do 9º ano do Fundamental, recebeu menção honrosa.

Aprendizado e desafios

Após receberem suas medalhas de ouro, Valentina e Heitor comentaram sobre o desafio de participar de uma competição que envolve tanto estudantes e sobre a emoção de serem destaques. “Provas como as da Olimpíada de Português trabalham o raciocínio lógico, a interpretação de texto, habilidades que serão utilizadas durante toda a vida. Por isso, acho importante esse estímulo, pois o nosso aprendizado está sempre em construção”, afirmou Valentina.

Já Heitor Alves destacou o incentivo dado pela escola para que os alunos participem de competições como a Olimpíada de Português. “Enfrentamos como desafio sim, mas de forma muito positiva, o que nos motiva a buscar o conhecimento e os resultados”, revelou o jovem ao receber sua medalha de ouro.

Segundo o aluno, a participação na competição foi uma experiência fantástica e que abriu sua mente para novos conhecimentos e novas abordagens da Língua Portuguesa. “A participação numa competição como essa vai muito além da medalha em si. É uma forma de obter crescimento acadêmico e pessoal também”, finaliza.


Leia mais sobre: / / Educação / Notícias do Estado