25 de junho de 2022
Diário de Goiás

Estudantes da UFG ocupam reitoria contra cortes na educação

Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) ocuparam o prédio da reitoria, no campus Samambaia, no início da tarde desta quinta-feira (5) em protesto contra cortes na Educação, promovidos pelo Governo Federal. De acordo com o Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE-UFG), a ocupação conta com estudantes de diversos cursos e não há previsão de término.

O anúncio foi pelo Facebook do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em decisão conjunta se posicionarem contra o que consideram um “desmonte protelado da UFG em meio aos retrocessos que a educação pública vem sofrendo de cortes de verbas e ameaça de privatização”.

Ainda na publicação, uma imagem com uma faixa dizia: “Contra os cortes! Não é essa a universidade que queremos”. O diretório também esclarece a atual situação da universidade: “Demissão de trabalhadores terceirizados, racionamento do uso de água e energia, corte de bolsas ou atraso no pagamento, falta de verbas para realização de aulas e atividades práticas que envolvem material de laboratório, suspensão do edital de residência médica do Hospital das Clínicas UFG, entre outras.”

Continua após a publicidade

O DCE reforçou, ainda, que no feriado do dia 07/09 ocorrerá uma manifestação denominada “4° Tsunami da Educação e o Grito dos Excluídos”.