13 de julho de 2024
Romaria ao Divino Pai Eterno

Estrutura de centro para atendimento ao romeiro é montada em Trindade

Neste ano, o espaço contará com piso de concreto, disponibilização de wi-fi, banheiros contêineres e espaço para descanso, além de atendimento médico e oferta de água, leite, café, chá e alimentos
Foto: Aline Cabral
Foto: Aline Cabral

O Governo Estadual, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), deu início à montagem da estrutura do tradicional Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na Estrada da Fé, em Trindade, com apoio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), para a tradicional Romaria ao Divino Pai Eterno, que acontece no município a partir do próximo dia 28.

A expectativa do Executivo goiano é para que mais de 400 mil pessoas passem pelo espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos. O Centro de Apoio ao Romeiro funcionará 24 horas e servirá leite com canela, café, chá, água, pão com manteiga e pão com mortadela aos fiéis que seguem na romaria.

O local conta, ainda, com plantão da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, inclusive com médicos. Também são ofertados testes de glicemia e aferição de pressão, além da base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que darão suporte com um grupamento de apoio, com ambulância e resgate de plantão 24h.

O espaço contará, ao todo, de acordo com o Governo de Goiás, com mais de 200 pessoas atuando, por dia, no atendimento. A assistência oferecida no espaço é fruto de parcerias com órgãos estaduais, entidades e empresas da iniciativa privada, que contribuem com a doação de serviços e produtos.

“É uma festa muito grande que representa toda a fé católica de um povo, não apenas de Goiás, mas no Brasil. Então, tudo está sendo preparado com muito cuidado e carinho”, frisa a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Nossa intenção é dar aos romeiros a possibilidade de refazer a sua força e sua energia para que cheguem bem ao Santuário”, salienta.

Em 2023, 430 mil pessoas passaram pelo Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade, segundo dados da OVG. O espaço, que conta com uma padaria própria, produziu 270 mil pães, 180 mil litros de café, 22 mil litros de leite com canela e prestou mais de sete mil atendimentos em saúde.

Novidades

Neste ano, a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro terá piso de concreto, dando maior conforto e segurança, além de tornar o espaço mais limpo. Outra novidade será a disponibilização de conexão wi-fi gratuita. A edificação contará, ainda, com banheiros contêineres, espaço para descanso e capela.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Trindade