17 de agosto de 2022
Notícias do Estado

Estado de Goiás promove Virada Ambiental como alerta da necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado

No primeiro ano de comemoração do Dia Estadual da Consciência Ambiental, que acontece no dia 22 de novembro, Goiás promoverá a Virada Ambiental, com o plantio de milhares de mudas por todo o estado. Cerca de 136 municípios aderiram à ação, e cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, mil mudas. Em Goiânia, a atividade será realizada na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus Samambaia, com o envolvimento de estudantes de escolas da rede pública de ensino.

A Virada Ambiental tem como objetivo alertar a sociedade goiana da necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta. “Trata-se de um evento em que todos são protagonistas e em que a principal bandeira é o ganho ambiental para a sociedade”, afirma o diretor de Extensão da UFG, Emiliano Lôbo de Godoi, que também coordena o Programa UFG Sustentável.

De acordo com o diretor, a Virada Ambiental é uma forma de alertar a sociedade para a urgente necessidade de se conservar os recursos naturais. “Com o plantio das mudas, saímos do discurso e vamos para a prática. Não podemos serrar o galho em que estamos sentados”, considera. A intenção é incentivar a população a abraçar a causa e também participar do evento, fazendo com que ele seja uma ação permanente e precursora de outras iniciativas ambientais em nível nacional.

Continua após a publicidade