O Governo estadual anunciou a execução de um projeto de implantação de energia fotovoltaica em unidades habitacionais construídas com subsídio do programa Cheque Mais Moradia. A ideia surgiu em 2015 a partir de estudos que concluíram que com o aumento constante do custo da energia elétrica, a melhor alternativa seria a produção da energia por meio de luz solar, que reduz tanto o impacto ambiental quanto as despesas domésticas das famílias.
A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O planejamento e execução são de responsabilidade da Agência Goiana de Habitação (Agehab) que possibilitaram a formação de convênios para a instalação das placas de energia fotovoltaica. A previsão inicial de instalação é que seja feita em pelo menos 1.199 moradias até dezembro.
Estão sendo instalados com parceria com a Celg, equipamentos de aquecimento solar nas moradias. O aquecimento solar é usado na água do chuveiro, evitando a utilização de energia elétrica da rede para esse fim. Os painéis fotovoltaicos são complementares a isso. O sistema possibilita a geração de energia pela luz solar para iluminação e equipamentos elétricos e ainda permite gerar um crédito com a concessionária de energia elétrica.” A tarifa que você vai pagar é a diferença entre o que você injeta na rede da concessionária e o que você efetivamente consome. Também vamos substituir as lâmpadas comuns por lâmpadas Led nas moradias. Com todas essas intervenções em conjunto, a meta é chegar a 90% de economia. A família pagaria apenas a tarifa mínima da Celg”, afirma o coordenador de engenharia elétrica da Agehab, Leandro Kazuaki Tsuruda.
Os primeiros municípios beneficiados serão Alto Paraíso (40 unidades), Caçu (270 unidades), Pirenópolis (149 unidades) e Palmeiras de Goiás, com 740 unidades (480 entregues e 260 em construção). A meta de instalação é até dezembro deste ano. O projeto será realizado em parceria da Agehab com a Celg. A casa-modelo, com todo o aparato, foi montada no Jardim Curitiba 2, bairro da Região Noroeste de Goiânia, onde funciona ponto de apoio do programa de regularização fundiária Casa Legal – Sua Escritura na Mão.
A Agehab pretende se reunir com as famílias contempladas para explicar como funciona os benefícios do sistema. A Diretoria de Cooperação Técnica da Agehab, dentro do Trabalho Técnico Social irá promover a capacitação técnica para os moradores terem condições de instalar e fazer a manutenção dos painéis. O que pode ser uma possibilidade de gerar emprego e renda para a população atendida.
Informações: Goiás Agora