23 de junho de 2024
Aparecida de Goiânia

Especialistas e prefeitura apresentam modelo de enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia

Paulo ChapChap, diretor do Sírio-Libanês, é um dos participantes. (Foto: Divulgação)
Paulo ChapChap, diretor do Sírio-Libanês, é um dos participantes. (Foto: Divulgação)

Especialistas em saúde apresentam na próxima terça-feira (15), às 15h, juntamente com o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o modelo de enfrentamento ao novo coronavírus adotado por Aparecida de Goiânia.

A videoconferência reunirá também a infectologista da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cristiana Toscano, que faz parte Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação Organização Mundial de Saúde (OMS); o mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Rafael Saad; o biólogo professor do Departamento de Ecologia da UFG, Thiago Rangel; e o diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap.

O Sírio-Libanês é quem disponibiliza assistência média aos pacientes de Covid-19 internados no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap). Em sua exposição, Chapchap comentará o acompanhamento, que é feito por telemedicina.

A infectologista Cristiana Toscano vai traçar o panorama das pesquisas para desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 no mundo. Ela comentará a importância da testagem em massa da população no controle da pandemia. Em Aparecida de Goiânia, a capacidade de testagem diária foi de 15 semanais para 300 diários, além de outros 1,2 mil aplicados mensalmente em pesquisas sorológicas.

Para expor com transparência o modelo de enfrentamento ao novo coronavírus em Aparecida de Goiânia e agregar conhecimento de médicos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, a Prefeitura de Aparecida realizará um webinário exclusivo para a imprensa na próxima terça-feira (16), às 15h. As inscrições são limitadas; portanto, é preciso se inscrever antecipadamente. Basta clicar aqui. O webinário ocorrerá pelo aplicativo Zoom.

O professor Thiago Rangel integra o grupo da UFG que produz estimativas da epidemia em Goiás. Baseado em estudos técnicos dos pesquisadores, que apontaram situação estável da Covid-19 na cidade, a prefeitura autorizou a reabertura de 82% das atividades econômicas. Ele também tratará, junto com Saad, dos possíveis cenários no município.

A videoconferência será realizada pelo aplicativo Zoom e aberta à imprensa. As inscrições são antecipadas, por meio deste link.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Destaque 2