22 de maio de 2024
Ranking • atualizado em 08/08/2022 às 21:34

Especialistas apontam os 10 maiores políticos da história de Goiás; veja lista

Pódio é formado por Pedro Ludovico, Iris Rezende e Mauro Borges
Busto de Pedro Ludovico em frente ao Palácio das Esmeraldas, que é a residência oficial do governador de Goiás (Foto: Reprodução)
Busto de Pedro Ludovico em frente ao Palácio das Esmeraldas, que é a residência oficial do governador de Goiás (Foto: Reprodução)

O Diário de Goiás pediu para especialistas, como historiadores e cientistas políticos (veja, ao final, quem foi consultado), elaborarem suas respectivas listas dos dez maiores políticos da história de Goiás, levando em consideração dois critérios: cargos ocupados e realizações durante os mandatos.

Ao todo, foram citados 39 nomes. Confira abaixo os que ficaram nas dez primeiras posições:

1. Pedro Ludovico – Um dos principais líderes em Goiás da Revolução de 1930 e responsável pela mudança da capital para Goiânia. Foi governador nessa época e, mais tarde, senador.

2. Iris Rezende – Elegeu-se prefeito de Goiânia em três oportunidades e governador em outra duas. Foi presidente da Assembleia Legislativa e senador, além de ministro da Agricultura e da Justiça.

3. Mauro Borges – Como governador no início das anos 1960, fez uma gestão inovadora, modernizou a máquina pública e foi o primeiro político goiano a ter um plano de governo com metas bem-definidas.

4. Marconi Perillo – É quem mais vez se elegeu governador, com quatro mandatos. Também foi deputado estadual, deputado federal e senador. Abriu o mercado goiano para o mundo.

5. José Leopoldo de Bulhões – Fundador do tradicional clã da família Bulhões em Goiás. Foi duas vezes deputado federal e outras duas vezes senador.

6. Henrique Santillo – Foi prefeito de Anápolis, senador, governador e ministro da Saúde. O Tocantins se separou de Goiás durante o seu mandato.

7. Totó Caiado – Foi deputado federal e senador. Principal liderança goiana no final da Primeira República, em 1930, muito associado à prática do chamado coronelismo.

8. Maguito Vilela – Foi deputado federal, senador, prefeito de Aparecida e governador, além de ter sido eleito prefeito de Goiânia, apesar de não ter assumido. Promoveu gestões modernizantes no Executivo.

9. Leonino Caiado – Foi prefeito de Goiânia e governador. É reconhecido por ter realizado grandes obras na área esportiva, como Serra Dourada e Autódromo.

10. Ronaldo Caiado – Deputado federal por cinco mandatos. Antes, tentou ser presidente, em 1989. Também foi senador e é o atual governador.

Outros nomes citados (ordem alfabética): Abrão Isaac Neto, Aldo Arantes, Altamiro de Moura Pacheco, Antônio Gomide, Antônio José Caiado, Berenice Artiaga, Darci Accorsi, Domingos Vellasco, Eurico Viana, Fábio Tokarski, Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Henrique Silva, Hermenegildo Lopes de Morais, Isaura Lemos, João Bonifácio Gomes de Siqueira, José do Patrocínio Marques Tocantins, José Vieira Couto de Magalhães, José Porfírio, José Rodrigues Jardim, Juscelino Kubitschek, Marcos José de Noronho e Brito (Conde dos Arcos), Mário de Alencastro Caiado, Mauro Rubem, Pedro Wilson, Otávio Lage, Ricardo Paranhos, Siqueira Campos, Venerando de Freitas Borges e Xavier de Almeida.

Especialistas consultados: Cristian de Paula Jr, Gabriel de Paula, Guilherme Carvalho, Itami Campos, José Elias Domingos, Nasr Chaul, Rodrigo Soares e Tiago Zancope.


Leia mais sobre: / / Política