26 de junho de 2022
Educação

Escolas do Entorno do DF terão sistema de reconhecimento facial

Aparelho de reconhecimento facial. (Foto: Divulgação/Seduc)
Aparelho de reconhecimento facial. (Foto: Divulgação/Seduc)

Um sistema de reconhecimento facial está sendo instalado em 143 unidades educacionais da rede estadual no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), além de registrar a presença dos alunos, o equipamento faz a aferição da temperatura dentro do protocolo sanitário contra a covid-19.

O aparato começa a funcionar já no próximo mês, com o retorno das aulas presenciais. De acordo com a Seduc, a presença do aluno será registrada logo depois da aferição da temperatura.

“Assim, o transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença dele. Depois de 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola”, explicou a secretária de Educação, Fátima Gavioli.

Continua após a publicidade

Segundo o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Correia, o sistema já está sendo implantado também nas 40 coordenações regionais e na sede centralizada da Seduc. “Para as demais instituições de ensino, essa tecnologia entrará em atividade a partir de janeiro de 2022”, revelou ele.

Neste primeiro momento o sistema será instalado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da região do Entorno do Distrito Federal. São contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cabeceiras, Formosa, Vila Boa, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Água Fria de Goiás e Planaltina.