24 de maio de 2024
AVANÇO

Equipe médica liderada por brasileiro realiza transplante de rim de porco para paciente vivo

Rins de porco já haviam sido transplantados apenas em pessoas com morte cerebral
A cirurgia aconteceu no dia 16 de março. (Foto: Massachusetts General Hospital)
A cirurgia aconteceu no dia 16 de março. (Foto: Massachusetts General Hospital)

O primeiro ser humano a receber um novo rim de um porco geneticamente modificado se trata de um homem de 62 anos com doença renal em estágio terminal. A novidade foi anunciada por médicos do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, na quinta-feira (21) e a cirurgia aconteceu no dia 16 de março, em equipe médica liderada pelo nefrologista brasileiro Leonardo Riella, que é diretor médico do centro de transplante de rim da unidade.

A cirurgia durou quatro horas e, segundo o hospital, “marca um marco importante na busca por fornecer órgãos mais prontamente disponíveis para os pacientes”. Rins de porco já haviam sido transplantados apenas em pessoas com morte cerebral.

Segundo o hospital, paciente de 62 anos, Richard Slayman, de Weymouth, Massachusetts, está se recuperando bem e deve ter aula em breve. Já paciente do hospital, o homem havia recebido transplante de rim em 2018, o qual falhou após cinco anos, fazendo com que retornasse para a diálise.

Órgão geneticamente modificado

O rim do porco foi geneticamente modificado para remover genes que poderiam prejudicar o paciente e adicionar genes humanos que melhoram a compatibilidade, além de inativar vírus inerentes aos porcos que podem infectar os seres humanos. O órgão foi fornecido pela eGenesis de Cambridge, Massachusetts.

Anteriormente, rins de porcos foram modificados pela eGenesis e foram transportados para macacos, que ficaram vivos por aproximadamente 176 dias e, em um, por mais de dois anos. Os medicamentos utilizados para prevenir a rejeição incluíram terapia com anticorpos experimental desenvolvida pela Eledon Pharmaceuticals.


Leia mais sobre: / / / / / / / / Brasil / Mundo

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.