14 de setembro de 2024
Atualização

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

O boletim oficial desde domingo (11) informa que as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.
A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti drone. (Foto: FAB/Divulgação).
A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti drone. (Foto: FAB/Divulgação).

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou a remoção dos motores da aeronave da Voepass Linhas Aéreas, de matrícula PS-VPB, que caiu na tarde de sexta-feira (9), em Vinhedo (SP).

A remoção dos motores da aeronave conta com a presença de representantes da França Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, France – BEA (Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França). A empresa é responsável pela fabricação da aeronave e também de representantes da agência do Canadá responsável pela fabricação dos motores, a Transportation Safety Board of Canada (TSB).

De acordo com a nota divulgada pela FAB na manhã deste domingo, os motores turboélice da aeronave da marca franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), serão inicialmente armazenados em São Paulo (SP), nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para continuidade das investigações técnicas.

Inquérito

A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo. O boletim oficial informa que as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.

Paralela à investigação, desde sábado (10) a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti drone operados por agentes penitenciários da região de Campinas (SP) para impedir que equipamentos não autorizados sobrevoem a área.

Liberação dos corpos

O Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo já identificou doze corpos, dos 62 que estavam no voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, que caiu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Um dos corpos foi liberado para os familiares para os trâmites legais. O órgão estima que outros sete devem ter o processo finalizado ainda neste domingo (11). As famílias são as primeiras a serem comunicadas sobre o avanço dos trabalhos de reconhecimento.

As informações constam do boletim mais recente divulgado às 17h deste domingo (11) pela Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Brasil / Geral

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários