A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta quarta-feira (2), os resultados do desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2024. A Equatorial ocupa, de acordo com o ranking, a penúltima posição da lista referente às concessionárias de grande porte.
O Desempenho Global de Continuidade (DGC) da empresa é de 1,19, a segunda maior nota apresentada, ficando atrás somente do CEEE, grupo também pertencente à Equatorial, com 1,76. Segundo o relatório, quanto menor o DGC, melhor a avaliação da empresa. A avaliação ocorreu no período de janeiro a dezembro de 2024.
A divulgação engloba os números de Duração e Frequência de interrupções observados no ano, o ranking das distribuidoras e as compensações pagas aos consumidores pelas empresas por extrapolarem os limites individuais de duração e frequência de interrupções.

Posicionamento
Em nota enviada ao Diário de Goiás, a Equatorial apontou “compromisso” à continuidade da reconstrução da rede elétrica no Estado e destacou os avanços obtidos em comparação ao ano anterior ao levantamento.
“É importante ressaltar que o Desempenho Global de Continuidade (DGC) compara o desempenho real com as metas estabelecidas especificamente para cada distribuidora, refletindo o desafio de alcançá-las. Em Goiás, houve uma melhoria em comparação com o ano anterior, de 1,66 em 2023, para 1,19 em 2024. Esse indicador tem como base exclusivamente as características da área de concessão, que têm suas particularidades e dificuldades”, disse.
Segundo a Equatorial Goiás, trata-se de um trabalho que vem sendo consolidado ao longo dos dois anos de atuação. “Em pouco tempo, a distribuidora investiu mais de R$ 4 bilhões na rede, ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas subestações. Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis”, observou.
A empresa frisou que “os benefícios dessa transformação também são percebidos na satisfação dos clientes”. A afirmativa se dá, de acordo com Equatorial Goiás, em função da indicação da distribuidora ao Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024, na categoria Centro-Oeste, e na redução “expressiva” das reclamações registradas no Procon Goiás.
“Em fevereiro de 2025, a Equatorial Goiás alcançou a 80ª posição no ranking de empresas com maior número de reclamações, com apenas quatro registros, evidenciando a satisfação crescente dos consumidores”, sublinhou.
A empresa ressalta que, em 2024, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) apresentou uma redução significativa de 10,2 horas na visão cliente e 5,7 horas na visão regulatória. Já a Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) caiu 5,5 vezes na visão cliente e 3,6 vezes na visão regulatória, posicionando a distribuidora dentro dos limites estabelecidos pela Aneel. Tal performance representa, segundo a assessoria, “os melhores índices de continuidade já registrados na história da concessão”.
“A Equatorial Goiás seguirá buscando o melhor resultado para o cliente e transformando o cenário do sistema elétrico goiano”, destacou a distribuidora, que salienta que o resultado das obras do plano de reconstrução pode ser acompanhado, segundo a empresa, por meio do sistema elétrico denominado Trabalhômetro.
Leia mais sobre: Aneel / Equatorial Goiás / Brasil / Cidades