11 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 25/10/2021 às 20:33

Entrega do BRT Norte-Sul garantida até o fim do ano, diz prefeito

BRT Norte-Sul: ônibus já estão em Goiânia, mas vão rodar só no fim do ano (Foto: Carlos Júnior)
BRT Norte-Sul: ônibus já estão em Goiânia, mas vão rodar só no fim do ano (Foto: Carlos Júnior)

Os ônibus que vão operar no BRT Norte-Sul já estão em Goiânia mas estão distantes da via exclusiva para operação. Um dos trechos deveria ser entregue no aniversário de 88 anos de Goiânia, comemorado ontem (24/10), mas acabou ficando pelo caminho com o rebaixamento de um viaduto que fazia parte do trajeto. 

Apesar dos percalços, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, diz ter certeza que até o fim do ano, a obra será entregue. “Já estamos trabalhando para a mobilidade urbana no BRT Norte-Sul. Desde 2015, o nosso saudoso prefeito Paulo Garcia começou e parou por várias vezes. Dessa vez, estamos concluindo o BRT e temos certeza que até o fim do ano vamos entregar o BRT à população goianiense”, destacou ao editor do DG, Altair Tavares.

O modelo de ônibus que será utilizado no BRT Norte-Sul é o Caio Millenium IV/Mercedes-Benz O-500 R Super Padron, que já transporta passageiros em cidades como São Paulo. Veja as fotos abaixo pelas lentes de Carlos Junior. Cada um dos veículos tem capacidade para 100 passageiros. O novo ônibus do BRT Norte-Sul tem 14 metros de comprimento e não é articulado como o modelo que opera no Eixo Anhanguera.

A previsão inicial era de que quatro ônibus operassem na capital neste primeiro momento. No entanto, seis veículos já estão à disposição da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As empresas Rápido Araguaia e Reunidas farão a operação de forma conjunta após a inauguração do primeiro setor do BRT Norte-Sul. Depois, quando novos trechos forem inaugurados, novos ônibus serão alocados para o transporte.

Atraso na entrega do BRT Norte-Sul

O primeiro trecho do BRT Norte-Sul seria inaugurado neste domingo (24). Porém, um rebaixamento na cabeceira do viaduto da Avenida Perimetral Norte causou o adiamento por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O trecho em questão vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária.

Segundo a pasta, é preciso ter segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia para a entrega. Não há nova previsão de inauguração. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, se posicionou por meio de nota.

VEJA GALERIA DE FOTOS DO NOVO MODELO (SOB AS LENTES DE CARLOS JÚNIOR)


Leia mais sobre: Destaque / Goiânia