A Prefeitura de Goiânia terá economia de R$ 12 milhões por ano com a entrega de galpões que estavam sendo usados para depósitos de materiais inservíveis e almoxarifado. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) anunciou a conclusão da desocupação de mais dois galpões, que totalizará quatro locais alugados que deixaram de ser usados este ano, com previsão de novas desocupações nos próximos meses.
Os dois espaços desocupados este mês, um localizado no Jardim Califórnia, que era utilizado como almoxarifado e outro localizado na Avenida Perimetral, na Vila João Vaz, devem gerar economia de R$ 1,1 milhão ao ano. Com as demais desocupações previstas será garantida a economia para a administração pública e os valores serão aplicados em outras necessidades.
O secretário de Administração, Celso Dellalibera, destacou as próximas desocupações e os valores a serem economizados. “Neste mês mesmo vamos entregar um outro galpão muito grande, onde estão guardados materiais e até veículos inservíveis. Devemos entregar um que custa, só de locação, cerca de R$ 82 mil por mês, então isso superfaz o volume de R$ 1 milhão por mês, ou seja, R$ 12 milhões ao ano de economia”, declarou.
Celso detalhou que neste galpão no Jardim Califórnia eram armazenados materiais de limpeza e higiene. “Não faz sentido você pagar para guardar um material desses, acaba que o custo desse material se eleva ao extremo, ou seja, o valor do custo de guarda desse material fica muito elevado”, afirmou.
“Especificamente nesse galpão, nós estamos deixando de gastar aproximadamente R$ 9.500 por mês de locação, mais os custos de instalação, que é a água, a energia. Além disso, nós temos um contingente de quatro pessoas trabalhando aqui, além dos gastos de transporte do material”, acrescentou o secretário ao enfatizar a economia.
Já no outro galpão, localizado na Vila João Vaz, eram guardados materiais inservíveis, como módulos escolares, mesas, cadeiras, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, microcomputadores, dentre outros. O espaço tinha um custo de cerca de R$ 82 mil por mês aos cofres públicos. Todos os inservíveis estão sendo levados para cooperativas cadastradas no Chamamento n° 002/2022, bem como às cooperativas igualmente cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.
Outras desocupações
Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também entregou dois galpões que funcionavam como guarda de inservíveis no Setor Santa Genoveva. Os espaços geram custo mensal de R$ 111.186,00, o que totalizava R$ 1.334.232,00 por ano.
Com a devolução, os contratos foram encerrados. No mesmo período, a Semad também deu início à desocupação de um galpão na Perimetral Norte que será devolvido até final de maio. No local, restam apenas veículos inservíveis, os quais serão leiloados. O contrato representa um custo anual de R$ 1.097.280,00.
Outras medidas adotadas pela administração incluem a transferência da Junta Médica, localizada no Setor Aeroporto, para o Paço Municipal. Essas mudanças eliminarão contratos que somam R$ 263 mil por ano.
Novas mudanças que gerarão economia
A partir do segundo semestre, está prevista a transferência da sede da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), atualmente localizada em imóvel alugado no Setor Central, para prédio próprio do município. A mudança inclui ainda a desocupação da garagem administrativa e do depósito de veículos. Juntas, essas locações representam um custo mensal de R$ 53.400,00 e anual de R$ 640.800,00. Considerando a vigência total dos contratos, o valor estimado ultrapassa R$ 2,5 milhões.
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