02 de março de 2024
Concurso Unificado • atualizado em 19/01/2024 às 14:52

Enem dos concursos: prazo para inscrição e solicitação de isenção de taxa começa hoje (19)

O período de inscrições para isentos termina no dia 26/01, para os pagantes, finaliza no dia 9 de fevereiro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O período de inscrições para o Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos, começa nesta sexta-feira (19). Também nesta data, inicia o período para solicitação da isenção da taxa de inscrição, que finalizará no dia 26 de janeiro. O prazo de inscrições para pagantes encerra no dia 9 de fevereiro.

As inscrições podem ser feitas na página do concurso. Para se inscrever é preciso ter conta no Portal Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 60, para nível médio, e R$ 90, para nível superior. 

A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); doadores de medula óssea; bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni); além de quem cursa ou cursou ensino superior financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de pagamento do valor de inscrição será divulgado no dia 29 de janeiro, no site do concurso, por meio do campo de Solicitações/Recursos da Área do Candidato. Caso o pedido seja indeferido, o candidato poderá contestar o indeferimento até 30 de janeiro. Após esse período, não serão aceitos recursos.

O resultado final da análise dos pedidos de isenção de pagamento, após as contestações, será divulgado no dia 6 de fevereiro, na Área do Candidato. Aqueles cujas solicitações tiverem sido indeferidas poderão efetuar o pagamento da taxa até a data de vencimento.

Confira o cronograma de inscrições completo:

  • De 19 a 26 de janeiro – inscrição com pedido de isenção de taxa;
  • 29 de janeiro – resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de taxa;
  • 30 de janeiro – prazo para contestar indeferimentos do pedido de isenção;
  • 6 de fevereiro – resultado final da análise dos pedidos de isenção da taxa;
  • 9 de fevereiro – prazo final para inscrição pagante.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Concursos

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.