19 de julho de 2024
Preservação das raízes • atualizado em 26/09/2023 às 14:10

Encontro de catireiros resgata atividades culturais e tradições de Aparecida de Goiânia

Evento foi realizado neste domingo (24), no Centro de Cultura e Lazer José Barroso
25º Encontro de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida de Goiânia. Foto: Brunno Moreira
25º Encontro de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida de Goiânia. Foto: Brunno Moreira

O Centro de Cultura e Lazer José Barroso foi palco, neste domingo (24), do 25º Encontro de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida de Goiânia, que reuniu centenas de pessoas durante todo o dia, com apresentações de catira, folia de Reis e demonstração das fiandeiras. Apoiado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o evento, que destacou atividades culturais tradicionais da cidade, teve até almoço caipira gratuito oferecido pelos organizadores.

A programação foi prestigiada por grupos de foliões e fiandeiras de pelo menos 10 cidades. As apresentações foram intercaladas com os shows de catira dos Filhos de Aparecida.

“O encontro, que é organizado pela Dona Nilmari, demonstra a força da nossa cultura popular. Com muita alegria comemoramos a 25ª edição e vamos continuar trabalhando para que este evento seja realizado todos os anos. Agradecemos ao prefeito Vilmar que não mede esforços e apoia a cultura aparecidense”, afirmou o secretário de Cultura, Marcos Alcântara.

A catira e a Folia de Reis remetem ao passado da cidade. As atividades eram realizadas frequentemente nas festas da padroeira na Praça Matriz e em fazendas do município. Amigos e familiares das famílias aparecidenses vinham a cavalo de cidades vizinhas para participar do festejo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. As apresentações também eram realizadas em outras festas como aniversários e casamentos.

Com o crescimento da cidade e criação de novas festas, as apresentações de catira, por exemplo, ficaram cada vez mais raras. A Folia de Reis, que rememora a jornada dos reis Magos, ainda é realizada por famílias tradicionais de Aparecida.

“Nossa cultura é muito bonita e não podemos deixar ela morrer. Fazemos os encontros porque queremos manter viva nossa tradição. Agradecemos ao prefeito Vilmar que apoia nossas atividades”, declarou Nilmari Alves Siqueira, organizadora do encontro.

A apresentação das fiandeiras também resgatou uma atividade comum do passado de Aparecida de Goiânia. Nas fazendas, as mulheres transformavam o algodão em fios de tecido. Posteriormente, eram confeccionadas peças de roupa como mantas de cama, vestidos e camisas.

LEIA TAMBÉM: Filme rodado em Aparecida de Goiânia é selecionado para Festival de Cinema de Los Angeles


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Cidades

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.