15 de agosto de 2022
Educação • atualizado em 09/06/2022 às 14:18

Encceja: plataformas disponibilizam conteúdos gratuitos para participantes

Thoughtful young male manager in eyeglasses looking at laptop screen, considering problem solution, preparing research report, analyzing sales statistic, developing strategy, working on online project
Thoughtful young male manager in eyeglasses looking at laptop screen, considering problem solution, preparing research report, analyzing sales statistic, developing strategy, working on online project

O curso pré-vestibular Estratégia Vestibulares liberou o acesso gratuito ao seu Curso Básico Encceja 2022 para todos os interessados em estudar para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 que serão aplicadas em 28 de agosto. O material oferecido tem conteúdos para o ensino fundamental e médio. Para ter acesso aos materiais didáticos é preciso realizar um cadastro, que pode ser feito através do site.

Os estudantes que realizarem o cadastro vão poder acessar as videoaulas com os professores da instituição, focadas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas no exame, que são: linguagens, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias.

Além disso, o curso elaborado pela instituição possui aulas exclusivas para o Encceja sobre as seguintes matérias: Gramática e Interpretação de texto, Redação, Literatura, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Inglês, Espanhol.

Continua após a publicidade

Além dessa opção, os estudantes que desejam se preparar para a prova podem acessar o site do Ministério da Educação (MEC), onde é possível encontrar materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Diversos conteúdos também podem ser encontrados na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem diversas abas com materiais e conteúdos gratuitos que pode ajudar os inscritos na hora de se preparar para o exame.

As provas do Encceja têm o objetivo de aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter os diplomas para a educação básica. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

De acordo com o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização da última edição. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Educa Mais Brasil