26 de maio de 2022
Eleições 2012

Empresários sabatinam candidatos

Na manhã desta quinta-feira, 13, Paulo Garcia (PT), Jovair Arantes (PTB), Isaura Lemos (PC do B) e Simeyzon Silveira (PSC) apresentaram suas propostas aos representantes do Fórum Empresarial de Goiás. No evento, membros das entidades privadas puderam conhecer os projetos das coligações, relacionados ao setor produtivo da Capital. Os nomes para sabatina foram escolhidos por convenção, entre as 25 instituições que compõem o grupo.

Logo no início da assembleia, a mediadora apresentou as regras do questionário, definidas anteriormente pela equipe. Cada candidato pode realizar os cumprimentos em cinco minutos, tendo o mesmo tempo para a resposta de cada pergunta, sendo cinco no total, e para as considerações finais.

A iniciativa do setor empresarial é de âmbito nacional, recomendada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões, que ressalta a importância do terceiro setor para o desenvolvimento das cidades e aumento da qualidade de vida dos cidadãos: “O Brasil vive um instante especial. Tem diante de si a oportunidade de alcançar um novo patamar de desenvolvimento. Com a força, a criatividade e a obstinação de empreendedores e de governantes, construiremos uma nação mais próspera, com economia estável, democracia sólida, mais inclusão e menos pobreza.”

Continua após a publicidade

O principal foco da inquirição foi relacionado as Micro e Pequenas Empresas (MPE). Segundo dados do Sebrae, mais de 99% dos novos negócios enquadram-se nesta classificação. São grandes geradores de emprego e renda no país, sendo as maiores formadoras de mão de obra entre os jovens brasileiros.

As perguntas realizadas no evento englobaram cinco eixos principais: 1) Estrutura física e representatividade para as MPE na administração municipal; 2) Desoneração tributária para as MPE; 3) Desburocratização nos procedimentos de atendimento à MPE; 4) Estímulo ao empreendedorismo; 5) Uso do poder de compras da prefeitura em prol das MPE.

As respostas dos candidatos, ao contrário das perguntas, foram generalizadas sem planos de ações específicas. Jovair Arantes, Isaura Lemos e Simeyzon Silveira exploraram um discurso similar. Todos defenderam a criação de um polo industrial e o incentivo ao ramo têxtil. Paulo Garcia se amparou na sustentabilidade e na exploração da Tecnologia da Informação. O prefeito arrancou aplausos da plateia ao defender um projeto de governo “parceiro” das entidades privadas.

Continua após a publicidade

Jovair destacou a falta de estrutura para os feirantes e prometeu investir na área. Isaura garantiu que irá reduzir os impostos municipais para empresas que se instalarem nas periferias da cidade. Simeyzon afirmou que irá investir na divulgação dos setores produtivos de Goiânia. Paulo se comprometeu a incentivar a implantação de empresas que se comprometam com o meio ambiente e bem estar dos goianienses. “Queremos mais empregos, sim. Mas queremos empregos ‘limpos’ e dignos para nossa população”, destacou o prefeito.

Leia mais sobre:
Eleições 2012