18 de abril de 2024
Demandas • atualizado em 05/04/2023 às 10:42

Empresários goianos acompanham Kajuru a reuniões com Geraldo Alckmin

O vice-presidente ressaltou que neste momento o maior interesse de todas as partes é o crescimento da economia
Senador Jorge Kajuru com empresários, em Brasília. (Foto: Reprodução/ rede social)
Senador Jorge Kajuru com empresários, em Brasília. (Foto: Reprodução/ rede social)

Um grupo de empresários goianos acompanhou nesta terça-feira (4), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em duas reuniões com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os principais pontos da reunião foram a reforma tributária, a nova ancoragem fiscal, que deve reduzir os juros, a renovação da frota de caminhões e carros com custo menor, o Marco Legal das Garantias, que torna os juros mais baratos e melhora os créditos, o biodiesel e o projeto Reintegra, que estimula a exportação, a devolução do crédito para o exportador.

Alckmin ressaltou que neste momento o maior interesse de todas as partes é o crescimento da economia. “É importante ouvir o setor produtivo. O que todo nós queremos é o crescimento da economia, mais emprego, mais comércio, mais indústria”, afirmou.

Para Kajuru, todos tiveram a oportunidade de ver de perto o preparo do vice-presidente. “Esse encontro foi o mais importante do meu mandato nesses quatro anos, pois no governo Bolsonaro isso não existia”, completa.

Presente na reunião, o representante do grupo Pinalto, Breno Figueiredo, lembrou que o senador foi o responsável por essa interlocução com o Governo Federal. “A nossa expectativa é muito boa e temos pautas progressistas. Tem muita coisa pra acontecer, via Congresso Nacional, que vai liberar o comércio, gerar empego e renda”, finalizou Breno.

Agronegócio

Ainda nesta terça-feira (4), Kajuru organizou um segundo encontro, entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e empresários goianos do agronegócio. Os convidados levaram suas demandas ao ministro e discutiram inovações e desenvolvimento para o setor, geração de empregos e oportunidades.

A crise energética foi o ponta pé inicial da reunião. “É uma briga que podemos enfrentar juntos. Nenhum país do mundo cresce se não tiver energia barata e eficiente”, afirmou o ministro. O serviço precário de fornecimento de energia elétrica pelas empresas Enel Distribuição Goiás e Equatorial Goiás foi um dos desafios citados pelos empresários.

A situação das estradas e irrigação também entrou na pauta. A prefeita de Jussara, Maria Idali, lembrou que no município está uma das maiores áreas de irrigação do estado. “A nossa região quer trabalhar, nós temos que investir”, afirmou Idali. O ministro se comprometeu a auxiliar o desenvolvimento da região, a construção de estradas, pontes e galerias.

Ao final, o empresário Geraldo Borges, presidente da Abraleite, entregou ao ministro um documento com sugestões sobre sustentabilidade, energia fotovoltaica, produção agropecuária e outros pontos.

Confira os nomes

Indústria

Jeferson Santos (empresário Colchões), Eduardo Aritana de Oliveira, Edmo Mendonça Pinheiro (Grupo Pinauto), Breno Figueiredo Pinheiro (Grupo Pinauto), Carlos Alberto Vieria Soares (diretor do Sindicato das Indústrias de Móveis do Estado de Goiás), Renato Aguiar (RAP Transporte LTDA), Eduardo do Prado Lobo (Associação Comercial Industrial e de Serviços de Rio Verde), Adriano Barauna (Industria da ACIRV), José Pereira Filho (Indústria de Moinhos/Comercio de Grãos), Geraldo Borges (presidente da ABRALEITE), Lauro Naves (Presidente da Associação de Empresários da Região ERA-44), Luan Vinícius da Silva (Imobiliário/Urbanismo), Luciano Marques (Presidente da Associação Central, Industrial e de Serviços de Itumbiara), Mauro Cordeira de Andrade (empresário de Galerias Populares), Pedro Paulo Portugal (construtora e incorporadora), Rodrigo Elias da Cruz (presidente financeiro da Casa Brasil Varejista e Eletrodomésticos), Cesar Elias da Cruz (presidente comercial da Casa Brasil Varejista e Eletrodomésticos), Rubens Prudente (maior produtor de soja de Goiás), Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.

Agronegócio

Francisco Rebouças Neto (secretário de Agricultura municipal de Jussara), Paulo Emílio Franco Prado (Agropecuária Grande Lago), Breno Figueiredo Pinheiro (Grupo Pinauto), Edmo Mendonça Pinheiro (Grupo Pinauto), Maria Idali da Silva Bontempo (prefeita de Jussara), Luciane Giacon Gonçalves (Agropecuária Salta Elza LTDA), Bruna Giacon Gonçalves (Agropecuária Salta Elza LTDA), Walter Talhes Henrique da Silva (secretário de Finanças de Jussara), Antônio Celso Barbosa Lopes (agropecuarista, Associação dos Produtores do Vale do Araguaia), Fábio Porto Rodrigues da Cunha (agropecuarista, Grupo FRC), Geraldo Borges (presidente da Abraleite), Elpídeo Camargo Lins (empresário).


Leia mais sobre: / / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.