Após buscar diversas alternativas, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), escolheu o empresário e consultor Fernando Antonio Ribeiro Peternella para comandar a recém-criada Secretaria Municipal da Eficiência. A informação foi divulgada na coluna Giro do O Popular deste último domingo (16) que destacou que a nova pasta foi estruturada para centralizar ações de licenciamento e fiscalização na capital.
Mabel vinha afirmando que o titular da Secretaria da Eficiência seria alguém de sua confiança e com perfil técnico. No entanto, teve dificuldades para definir o nome. Convites foram feitos a outros profissionais, incluindo a ex-secretária da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, e a atual secretária-adjunta da pasta estadual, Renata Noleto, ambas recusaram. Um ex-assessor das empresas de Mabel também foi sondado, mas não aceitou o cargo.
Vereadores aliados chegaram a sugerir nomes, mas o prefeito não acatou indicações. Segundo ele, Peternella já o assessora atualmente em um loteamento no Distrito Federal, o que reforça sua capacidade para a função. “É um nome muito capacitado, ágil, astuto, que entende bem de burocracia. Tudo que bota na mão dele, ele desenrola. E conhece o outro lado do balcão, o lado que enfrenta as dificuldades junto ao Poder Público”, afirmou Mabel.
Primeira reunião e estruturação da nova pasta
O anúncio oficial será feito nesta segunda-feira (17), às 11h, em coletiva no Paço Municipal. Antes disso, às 8h30, o prefeito e Peternella terão a primeira reunião com a equipe ligada às atribuições da Secretaria da Eficiência para tratar das primeiras medidas.
A criação da pasta foi aprovada em reforma administrativa proposta por Mabel ainda no período de transição, em dezembro do ano passado. Inicialmente chamada de Secretaria de Licenciamento e Fiscalização, a estrutura reúne atribuições antes dispersas entre a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a Secretaria Municipal de Planejamento e a Vigilância Sanitária. O objetivo principal é simplificar e modernizar processos.
Outras definições pendentes na gestão
Com a escolha do secretário da Eficiência, Mabel agora precisa definir um novo nome para a Secretaria de Gestão, Negócios e Parcerias. A vaga ficou em aberto após o vereador Lucas Kitão (UB) decidir permanecer na Câmara. A nomeação dele tinha como objetivo abrir espaço para o suplente e ex-vereador Paulo Magalhães (UB), mas com sua recusa, a definição de um novo titular segue indefinida.
Os outros dois vereadores do partido do prefeito, Denício Trindade e Rose Cruvinel, também não demonstraram interesse em deixar o Legislativo. O prefeito já iniciou sondagens para a Secretaria de Gestão, mas ainda não bateu o martelo sobre quem assumirá o posto.
Histórico de Fernando Peternella
Peternella tem uma relação profissional de cerca de 20 anos com Mabel na iniciativa privada e já colaborou em projetos durante o período em que o prefeito foi deputado federal. O empresário é irmão da desembargadora Ana Cristina Peternella França e cunhado do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) Carlos Alberto França. Ele também é proprietário da Peternella & Consultores Associados, empresa sediada em Brasília que atua em consultoria de gestão empresarial, aluguel de imóveis e transporte rodoviário de mudanças.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia / Política