Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Empresa goiana é multada em mais de R$ 1 milhão por irregularidades trabalhistas

Compartilhar

Uma indústria goiana do ramo alimentício, da cidade de Nerópolis, foi autuada em mais de R$ 1 milhão, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO). De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, por meio de auditoria, realizada entre os meses de agosto de 2015 a janeiro de 2016, foram identificadas diversas irregularidades trabalhistas e desrespeito às normas de segurança.

A empresa que tem cerca de dois mil empregados diretos, e centenas de indiretos, teve ao todo 61 autuações. No decorrer das auditorias, foram interditadas 48 máquinas desgranadeiras de milho e, todas as atividades de transporte de tomates da empresa. Além disso, motoristas e caminhoneiros trabalhavam em jornadas extenuantes, tendo ocorrido acidentes na empresa, inclusive com morte.

Publicidade

Para o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, as atividades laborais eram organizadas de forma sequencial em função da velocidade das máquinas e não do indivíduo. “Atividades altamente repetitivas, monótonas e potencialmente geradoras de doenças por Lesões de Esforço Repetitivo e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho, sem a observância de conceitos básicos de prevenção, fator que provoca aumento no número de acidentes de trabalho, uma situação inaceitável”, disse ele.

Publicidade

De acordo com o chefe de fiscalização da SRTE-GO, Afonso Borges, afirmou que algumas situações já foram regularizadas e desinterditadas, outras provisoriamente melhoradas pela empresa, a exemplo da concessão de intervalos interjornadas, descanso semanal para os motoristas e melhorias nas áreas de vivências do pátio de estacionamento.

Publicidade

Segundo a Superintendência, 3.097 empresas foram fiscalizadas em todo o Estado em 2015. Os setores econômicos que mais sofreram autuações foram a Indústria, a Construção e o Comércio.

Atividade Econômica Autuação Empresas fiscalizadas
Indústria 2.164 662
Construção 2.083 374
Comércio 1.873 1.095
Publicidade