08 de agosto de 2022
Goiânia

Empresa Fácil promete emitir alvará em até 24 horas; veja como funciona

A prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta terça-feira (2), em cerimônia no Sesc Centro,  o programa Empresa Fácil, que pretende facilitar a abertura de micro e pequenas empresas proporcionando mais agilidade para emissão de alvará. O projeto já está em funcionamento e promete conceder o alvará em até 24 horas após a solicitação, em casos de baixo risco.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, explicou como o sistema funciona. “O Empresa Fácil é um sistema que estamos modernizando dentro da prefeitura que vem para facilitar e tirar a burocracia do processo de retirada de alvará para funcionamento das empresas. A solicitação será digital, toda feita através do Portal do Contribuinte, no site da Prefeitura de Goiânia, com a possibilidade de subir os arquivos necessários, como o alvará do Corpo de Bombeiros”, explica.

“Por meio da internet o empresário ou o contador entra no portal do contribuinte e em três formulários informa seus dados e com isso ele pode imprimir seus alvará no caso de baixo risco. Nos casos de alto risco pode ser acompanhado digitalmente”, acrescenta Camilo.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o secretário,  mais de 220 empresas se enquadram hoje, no baixo risco. “60% dos nossos alvarás são de baixo risco e a gente vai economizar bastante não só para o contribuinte mas também para a administração pública. A empresa vai receber esse alvará digitalmente  e vai acompanhar digitalmente também, o que também é outro ganho. No caso do baixo risco hoje o tempo é em média 3 meses e meio e nós vamos trazer para 24 horas”, afirma.

O presidente da Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, destacou a relevância da iniciativa da prefeitura de Goiânia. “Sem dúvida nenhuma o alvará de funcionamento foi problema na hora de você estabelecer o seu comércio e quando o município vem ofertando para que a gente possa ter esse alvará com muito mais agilidade, ele está ajudando o empresário a poder estabelecer o seu negócio e proporcionando que ele funcione mais rápido”, aponta.

 “Com mais agilidade no processo, o empresário começa a tocar seu negócio antes do previsto, gera mais fluxo de caixa e a economia avança”, complementa Baiocchi.

Continua após a publicidade

Já para o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o poder público tem o dever de acompanhar todas as evoluções em todas as áreas. “As inovações fantásticas podem e devem ser usadas pelo poder público para facilitar a vida da sociedade. Esse projeto lançado hoje vai favorecer quem tinha que esperar semanas e até meses para conseguir um documento”, disse.

Segundo o prefeito, o Sesc foi escolhido como local para lançamento por ser a casa dos investidores. “É uma homenagem a essa instituição e ao mesmo tempo um respeito a esse segmento”, finaliza Iris.