26 de abril de 2025
Diplomacia e Negócios • atualizado em 26/03/2025 às 17:52

Em viagem ao Japão, comitiva brasileira concretiza venda de 20 jatos da Embraer

A venda dos jatos à empresa japonesa All Nippon Aiways (ANA) renderá cerca de R$ 10 bilhões à companhia brasileira
O Brasil negociou a venda de 20 jatos E-175 da Embraer. Foto: Ricardo Beccari/Embraer
O Brasil negociou a venda de 20 jatos E-175 da Embraer. Foto: Ricardo Beccari/Embraer

A comitiva brasileira que faz viagem ao Japão junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (26), a venda de 20 jatos da Embraer à empresa japonesaAll Nippon Aiways (ANA). A venda das aeronaves modelo E-190 renderá cerca de R$ 10 bilhões à companhia brasileira.

A All Nippon Aiways (ANA) é considerada a principal empresa aérea do Japão. Inicialmente, foi anuncia a compra de 15 aeronaves, mas a japonesa informou que pretende adquirir mais cinco unidades em breve.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que integra a comitiva de Lula no Japão, afirmou que a parceria com os japoneses abrirá portas para vendas em outros países. A iniciativa promete ampliar os horizontes de negócios da Embraer no exterior.

“Com a venda dos aviões para os mercados internacionais, precisaremos preparar mão-de-obra brasileira, estruturando nosso grande plano de preparar nossos jovens para esse novo mercado de trabalho que se desenha no Brasil, que é o da aviação”, disse o ministro.

Silvio acrescentou, ainda, que o Brasil já desenvolve programas de qualificação e capacitação para esse mercado de trabalho.“Isso vai gerar emprego e renda. Vai movimentar a economia”, pontuou. De acordo com ele, todas empresas japonesas com quem conversou garantiram que colocarão a Embraer como prioridade para seus negócios.

Incentivo ao uso de combustível sustentável

O governo brasileiro também investiu nas negociações visando a adoção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) pelo setor de aviação do Japão. O SAF é uma alternativa ao combustível aeronáutico utilizado atualmente, que é de origem fóssil.

De acordo com o ministro, o SAF pode ser obtido a partir de diversas fontes, entre elas, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, produzida em grande escala no Brasil. “O SAF é um combustível que é constituído de etanol. Portanto, é significativo para indústria do agronegócio brasileiro. Além disso, estamos trabalhando ao lado de todos os ministros do Japão, inclusive o primeiro-ministro, para que 10% do combustível aqui no Japão seja feito de etanol”, informou Silvio Costa Filho.

Objetivos econômicos e diplomáticos

Presidente Lula durante reunião bilateral com o Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka. Foto: Ricardo Stuckert/PR

De acordo com a diplomacia brasileira, além das negociações em relação ao ramo de aviação, um dos principais objetivos da viagem ao Japão é conseguir um compromisso político do país para que envie ao Brasil uma missão técnica das autoridades sanitárias japonesas para inspecionar as condições da produção de carne bovina do país. 

O presidente Lula embarcou com a comitiva brasileira rumo ao Japão no último sábado (21). A primeira agenda do presidente foi em Tóquio. Os brasileiros devem permanecer no país asiático até o dia 29 de março.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / / Brasil / Política