17 de abril de 2024
Notícias do Estado

Em preparação para personagem, Daniel Radcliffe vira checador na revista New Yorker

(Foto: Diamond Films Brasil)
(Foto: Diamond Films Brasil)

Depois de ganhar fama mundial ao interpretar Harry Potter nos filmes da conhecida série, Daniel Radcliffe, 29, fará agora o papel de um fact-checker em uma nova peça que será exibida na Broadway. Baseada em livro homônimo, o espetáculo “The Lifespan of a Fact” (“A Vida Útil de um Fato”), mistura ficção e realidade e aborda esse novo ramo do jornalismo que tem ganhado cada vez mais importância.
O checador ou revisor (fact-checker) tem como função checar a veracidade de informações em textos jornalísticos (antes ou depois de publicados), discursos políticos e outras fontes disponíveis ao público. Para isso, usa dados, pesquisas e registros.
Para saber mais sobre a profissão do seu personagem, o ator foi à sede da revista The New Yorker e se propôs a realizar a checagem de uma notícia. Lá, participou do podcast da revista -The New Yorker Radio Hour- e conversou com os fact-checkers sobre as dificuldades e sutilezas desse trabalho.
Segundo Peter Canby, que comanda o prestigiado departamento de fact-checking da New Yorker, Radcliffe até tinha um ar de fact-checker quando chegou. O jornalista afirma que as pessoas acham que há apenas opiniões e fatos e que os fact-checkers trabalham apenas com os últimos, mas diz que seu trabalho se dá, na maioria das vezes, abordando opiniões baseadas em fatos.
A checagem realizada pelo ator teve como objeto uma crítica gastronômica escrita por Hannah Goldfield, que já desempenhou a função de fact-checker na revista. Eles discutiram sobre o que poderia ser checado na matéria: os ingredientes usados, os pratos servidos, o clima praiano do restaurante.
Este último gerou uma polêmica: o texto dizia que o restaurante tinha um clima de Venice Beach (praia californiana), mas é difícil confirmar o que é um julgamento da autora da crítica.
Na hora da checagem, Radcliffe perguntou se o estabelecimento tinha um ar californiano e o dono do restaurante respondeu que a decoração do local tem inspiração no clima mexicano.
Em sua passagem pela revista, Radcliffe teve que responder a Canby se teria interesse em uma entrevista de emprego para a função. O ator recusou o convite com humor: “Minha profissão atual é bem mais fácil”. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.