23 de março de 2025
ELEIÇÕES 2026

Em Miami, goianos Pablo Marçal e Gusttavo Lima se reúnem sobre candidatura em 2026

Terceiro colocado na eleição para a prefeitura de São Paulo em 2024, Marçal disse que pretende realizar ações conjuntas com o cantor "em breve".
Gusttavo Lima e Pablo Marçal têm conversa para afunilar projeto - Foto: reprodução / redes sociais
Gusttavo Lima e Pablo Marçal têm conversa para afunilar projeto - Foto: reprodução / redes sociais

Os milionários goianos, Pablo Marçal, empresário e ex-coach, e o cantor sertanejo Gusttavo Lima, se reuniram em Miami (EUA) na quinta-feira (13) para negociar a pretensão dos dois de se candidatarem nas eleições de 2026. O problema é que ambos desejam disputar a presidência da República representando o eleitorado da direita, que também já tem na disputa o governador goiano, Ronaldo Caiado (UB).

Foi divulgada nos últimos dias a intenção do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – uma legenda nanica que nas últimas eleições não elegeu governador, senador ou mesmo deputado federal – de viabilizar uma chapa conjunta de Pablo Marçal e Gusttavo Lima para a presidência em 2026. Por enquanto, a questão seria, quem vai ser o vice do outro.

O empresário afirmou que passou a tarde “discutindo a paixão pelo Brasil” com o cantor, conforme informou o jornal O Globo.

“Conquistamos tudo que desejávamos em nossas áreas de atuação e em nosso coração arde a mesma coisa: a vontade de lutar pelo povo. Podemos ir embora do Brasil e viver uma vida maravilhosa, mas queremos ver o brasileiro prosperar”, afirmou Marçal.

Criando um clima de mistério, o empresário, que foi o terceiro colocado na eleição para a prefeitura de São Paulo em 2024, disse que pretende realizar ações conjuntas com o cantor “em breve”.

“A cada conversa com o Gusttavo, a minha certeza aumenta. Os bons se levantarão!”.  Essa semana, o empresário afirmou ser “cabeça de chapa”, em entrevista à Folha de S. Paulo. Já Lima mantém silêncio.

O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, afirmou também na quinta que a composição de uma chapa com Marçal e Gusttavo Lima será definida somente em 2026.

“Estando os dois no PRTB iremos construir a composição analisando no momento certo as pesquisas e alianças estratégicas. Então, no momento, ambos são candidatos a presidentes”, afirmou, segundo O Globo.

Pesquisa aponta preferência em cenários

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste mês, com cenários eleitorais para 2026, aponta que Gusttavo Lima, ainda sem partido, é hoje o pré-candidato ao Planalto com melhor desempenho em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O petista aparece à frente do sertanejo, com 41% das intenções de voto a 35%, mas a desvantagem de Lima é menor se comparada à de outros nomes da direita testados. Contra Marçal, o resultado é 44% a 34%, com vantagem de Lula.

Bolsonaro ironizou: “ele bebe muito”

No início desse ano, Gusttavo Lima anunciou a intenção de se candidatar à Presidência. A notícia causou surpresa no meio político e no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro, que teve grande apoio de Gusttavo Lima na eleição de 2022, inclusive, ironizou a pretensão do sertanejo e disse que o cantor “bebe muito”.

A partir da declaração de que pretende disputar em 2026, Lima passou a ser cortejado por diferentes partidos, entre eles o PRTB e o União Brasil. No UB, ele se reuniu com o presidente nacional, Antônio Rueda, e Caiado, em janeiro, sem notícias concretas do resultado.

Apesar da alfinetada pública, Bolsonaro também teria feito chegar ao sertanejo um aviso de que as portas do PL seguem abertas à sua filiação, desde que tope ser candidato ao Senado em 2026, já que insiste que vai contornar a inelegibilidade.


Leia mais sobre: / / Brasil / Política