O governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), integrou neste sábado (23), na Universidade de Harvard, em Boston (EUA), durante a 2ª Brazil Conference. Ele falou primeiro do atual momento político e econômico do Brasil, abordou ações aplicadas em Goiás para reduzir custos no governo e deu mais detalhes sobre Fórum de Governadores do Brasil Central, do qual é presidente. Ao final, Marconi respondeu perguntas de estudantes e integrantes do painel.
Para Marconi, o processo de impeachment que está em curso é possível porque o hoje o Brasil é democracia consolidada, com “instituições amadurecidas”. “Falar em golpe acho que é uma desculpa. Todos os ritos legais estão sendo cumpridos”. O governador goiano disse que o PSDB precisa colaborar e ajudar o Brasil a chegar em 2018 e não concentrar esforços em projetos eleitorais.
Ao debater gestão pública, o governador citou ações desenvolvidas em Goiás para enfrentar a crise e também destacou a atuação das Organizações Sociais (OS). “É preciso mudar o conceito. Por que um mau professor não pode ser demitido? Falei isso e fui mal compreendido, mas vou insistir nisso”. Marconi afirmou que todos os hospitais estaduais hoje são geridos por OS’s os resultados são positivos. “Vamos agora levar esse modelo para a educação. Este é meu desafio. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino”.
Ainda durante apresentação, Marconi mostrou os efeitos da criação do Fórum dos Governadores do Brasil Central, idealizado e criado por ele em 2015. “O Brasil nunca teve políticas efetivas para amenizar as dificuldades regionais. Não há políticas de distribuição do desenvolvimento. Hoje, o Fórum concentra estados e governadores interessados em buscar alternativas de crescimento, sem vaidade. Formamos uma região que cresce acima da média nacional e tem grande peso na balança comercial nacional”.