20 de julho de 2024
Novo modelo • atualizado em 18/01/2024 às 14:18

Em Goiás, 103 mil carteiras de identificação nacional já foram emitidas

Com a mudança, o CPF passa a ser o número único de identificação dos cidadãos nos 27 estados brasileiros
A troca é gratuita, assim como as renovações, e pode ser agendada no site do Portal Expresso. (Foto: Hegon Corrêa/Secom).
A troca é gratuita, assim como as renovações, e pode ser agendada no site do Portal Expresso. (Foto: Hegon Corrêa/Secom).

Mais de 103 mil unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas em Goiás. Desde agosto de 2022, a nova carteira de identificação já era emitida no estado, mas somente para pessoas que ainda não possuíam o documento. Em outubro de 2023, com uma iniciativa de ampliação da emissão, a CIN foi disponibilizada para quem tiver o interesse na atualização.

Com a mudança, o CPF passa a ser o número único de identificação dos cidadãos nos 27 estados brasileiros. Uma outra novidade é que a versão digital do RG poderá ser acessada no aplicativo RG Nacional GO, que está disponível para download gratuitamente.

“É um grande avanço. Faz com que se tenha uma unificação dos dados e condições de cruzar informações para, além da segurança pública, sabermos se as ações de governo estão surtindo o efeito esperado”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante a solenidade de ampliação da emissão do novo documento.

Como atualizar

O estado disponibiliza a troca do documento antigo nas unidades do Vapt Vupt ou prefeituras conveniadas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a emissão é feita pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil. A troca é gratuita, assim como as renovações, e pode ser agendada no site do Portal Expresso.

O usuário deve escolher a opção Justiça e Segurança e em seguida clicar em “Obter Carteira de Identidade – 1ª via” ou “Obter Carteira de Identidade – 2ª via”, conforme o caso. O serviço é prestado em uma unidade do Vapt Vupt, mediante a apresentação dos documentos listados na plataforma.

Após perder o RG antigo, a cabeleireira Hiasmin Ribeiro, de 22 anos emitiu o novo documento, no Vapt Vupt Central do Servidor, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. “Essa substituição vai trazer mais segurança dos meus dados. Aqui o atendimento foi muito rápido e achei muito importante não cobrar pela emissão”, disse Hiasmin.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019