19 de maio de 2022
Política

Em Goiânia: Índio da Costa faz palestra sobre Lei da Ficha Limpa

Goiânia recebe uma visita ilustre na noite dessa quarta-feira (30). O advogado e ex-deputado federal Índio da Costa vem a cidade para palestrar a “Ficha Limpa Por um Brasil sem Corrupção: a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nas Eleições 2012”. O evento, que tem entrada gratuita, ocorre no auditório da Faculdade de Direito da UFG. Índio foi o relator da lei que tem origem popular e que reuniu mais de 1,3 milhão de assinaturas em todo o País.
A Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano, para prefeitos e vereadores. A partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

Perfil
Índio da Costa (hoje no PSD) começou a carreira política na Prefeitura do Rio, durante o mandato de Cesar Maia. Foi vereador na capital fluminense, eleito em 1996, 2000 e 2004, e secretário de administração da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2001 e 2006, ano em que foi eleito deputado federal pelo DEM. Também foi candidato à vice-presidência na chapa de José Serra (PSDB) em 2010.

Leia mais sobre:
Política