16 de julho de 2024
Eleições 2024 • atualizado em 15/06/2024 às 13:49

Em encontro partidário, Caiado reforça Mabel , Vilmar e Eerizania

Governador abriu falas para os líderes do partido em três municípios que podem ter segundo turno; evento previa lançamento de 140 candidatos do UB em Goiás para eleição de 2024
Encontro levou multidão até casa de festas de Aparecida de Goiânia - Foto: Diário de Goiás
Encontro levou multidão até casa de festas de Aparecida de Goiânia - Foto: Diário de Goiás

Durante o encontro nacional do União Brasil, que ocorre em Aparecida de Goiânia neste sábado (15), o governador Ronaldo Caiado abriu falas para os líderes do partido em três municípios que podem ter segundo turno. No caso, Sandro Mabel, que se lançou em Goiânia; Vilmar Mariano em Aparecida; e Eerizania Freitas, em Anápolis.

Em diferentes momentos Caiado citou Sandro Mabel.  Por outro lado, evitou citar nomes dos 140 pré-candidatos que serão lançados nesse sábado para disputar vagas de prefeito e vereador nos municípios goianos. Buscando demonstrar a força do UB, afirmou que havia representantes das 246 cidades de Goiás no encontro deste sábado.

Encontro nacional reforça Caiado

O encontro acabou se tornando espaço para declarações de apoio de líderes nacionais à provável candidatura dele à Presidência em 2026 como mostrou o Diário de Goiás.

Tratado como grande articulador do União Brasil, desde que a atual executiva assumiu após uma renovação conturbada, Caiado disse que haverá um esforço do UB para apoiar os candidatos nas capitais e maiores cidades do país na campanha desse ano. O governador não afirmou, mas isso pode significar a presença de pessoas como ele próprio em campanhas de outros estados, o que permite uma divulgação maior sobre ele fora de Goiás.

O governador definiu como “uma alegria” sediar o primeiro encontro nacional do UB após o partido ter nova direção executiva.  Além disso, acrescentou que o vice-presidente do partido,  Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) vai apresentar um calendário orientando o desenvolvimento das campanhas eleitorais desse ano.

Composição com PL

Sobre uma possível composição com o PL em Goiânia, Ronaldo Caiado destacou que Sandro Mabel terá de alinhar a questão. “Nossa preocupação não tem que ser com os candidatos de outros partidos e sim arregaçar as mangas e fazer os nossos candidatos, mas abertos a composição”, afirmou. Acrescentou também que esse alinhamento pode vir somente no segundo turno, sem indicar isso como um problema.

Caiado ainda citou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador, Daniel Vilela (MDB) que percorreu os municípios do interior para alianças refletindo a composição que levou ambos ao governo. Daniel esteve no evento e discursou. Se Caiado se desincompatilizar para disputar em 2026, o vice assume em meio à busca por também se eleger substituindo o atual governador.


Leia mais sobre: / / / / Eleições 2024 / Política

Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.