21 de julho de 2024
'Relação respeitosa'

Em dia de posse da mesa diretora, Policarpo e Rogério Cruz ensaiam pacificação

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prestigiou a cerimônia de posse da mesa-diretora da Câmara dos Vereadores de Goiânia
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prestigia recondução do presidente da Câmara Romário Policarpo (Patriota) ao cargo (Foto: Jackson Rodrigues)
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prestigia recondução do presidente da Câmara Romário Policarpo (Patriota) ao cargo (Foto: Jackson Rodrigues)

Após uma semana de críticas e muitos ruídos entre vereadores da Câmara Municipal e o Paço Municipal, o presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota) reconduzido nesta segunda-feira (02/01) para um inédito terceiro mandato frente ao legislativo goianiense e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ensaiaram pacificação e pregaram respeito entre os poderes.

Presente na cerimônia de posse da mesa diretora, Rogério Cruz pregou unidade e disse que a relação entre ambas as casas é harmônica. “Sempre foi uma relação de harmonia visto que a Câmara Municipal é quem aprova todos os projetos relacionados a nossa cidade de Goiânia que trazem benefícios a população. É harmonia direta do Executivo e do Legislativo. É importante que essa harmonia seja completa”, pontuou.

Por dois mandatos como vereador de Goiânia, Rogério Cruz destacou a experiência que adquiriu enquanto esteve em mandato. “[Os vereadores] são parceiros meus. Fiz questão de estar presente porque aqui foi onde eu aprendi muito”, pontuou.

Já Policarpo destacou que apesar da relação de respeito, a Câmara caminhará de forma independente, cobrando, fiscalizando erros. “Mas estamos aqui para ajudar. Não pode ser uma casa onde só há críticas, a gente também tem que mostrar as soluções para encontrar objetivos”, destacou.

Gestão irá focar transparência e aproximação da Casa com a população

Policarpo destacou que o seu foco na atual legislatura que termina em 2024 será o aumento da transparência da casa, bem como a aproximação da população junto a casa. “Nós temos melhorado cada dia mais a transparência na casa. Temos evoluído cada dia mais a nossa nota no ranking de transparência. E o que a gente pretende é deixar essa casa cada dia mais próxima ao cidadão. Criamos o canal Cidadania que foi uma proximidade que tivemos agora com a população de um modo geral”, explicou. 

O presidente da Casa também destacou a importância da TV Câmara na aproximação com a população. “A modernidade chegou a casa. Estamos reativando a nossa TV Câmara que em fevereiro deve funcionar 100% ativa com um canal próprio da casa e queremos deixar a Câmara cada vez mais próxima da sociedade que é para isso que ela existe e é para isso que elas votaram nos vereadores”, pontuou.

Definição do vice-presidente fica para mês que vem

Como o vice-presidente da Casa, Clécio Alves (Republicanos) está de saída do cargo já que irá assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás em fevereiro, uma nova eleição deverá ser realizada assim que os vereadores retomarem as atividades. O republicano renunciou ao cargo no último dia 20 de dezembro.

“Vamos debater o melhor momento para uma nova eleição. As ausências na mesa-diretora todas elas são decididas através de novo pleito que deve ser marcado para fevereiro.”, explicou Romário Policarpo.

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia para o biênio 2023/2024:

Presidente – Romário Policarpo (Patriota)

Vice-presidente – Eleição em fevereiro

2º vice-presidente – Isaias Ribeiro (Republicanos)

3º vice-presidente – Sandes Júnior (PP)

4º vice-presidente – Leia Klebia (PSC)

1º secretário – Anselmo Pereira (MDB)

2º secretário – Juarez Lopes (PDT)

3º secretário – Aava Santiago (PSDB)

4º secretário – Leandro Sena (Republicanos)

Corregedor – Joãozinho Guimarães (Solidariedade)


Leia mais sobre: / / / / Política

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.