O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apresenta nesta quinta-feira (22), em Brasília, durante o 5º Congresso Brasileiro de Internet, a primeira lei de fomento à inovação em Inteligência Artificial (IA) do Brasil. A legislação, sancionada em Goiás, é pioneira no país e tem como objetivo incorporar ferramentas de IA na gestão pública, promovendo a modernização dos serviços e impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
Promovido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), o evento reúne especialistas, autoridades e líderes do setor de tecnologia do Brasil e do exterior para discutir como a criatividade e as novas tecnologias estão moldando o futuro do país. A apresentação de Caiado ocorre ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo site do ITS Rio.
A nova lei coloca Goiás na vanguarda da inovação no setor público, criando bases legais para parcerias, pesquisas e aplicação de soluções baseadas em IA. “Estamos falando de eficiência, transparência e de um novo patamar de governança pública, que posiciona Goiás como referência nacional”, afirma Caiado.
Ações sociais também marcam a agenda
Mais cedo, às 9h, o governador recebe no Palácio das Esmeraldas a doação de 50 mil litros de leite feita pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite-GO). O donativo será destinado ao programa Goiás Social e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para repasse a instituições sociais que atendem, principalmente, crianças e idosos.
A entrega marca o início das comemorações do Dia Mundial do Leite e reforça o compromisso do governo estadual com o combate à fome e à desnutrição. Desde 2019, o Sindileite já doou mais de 354 mil litros de leite longa vida e 500 quilos de leite em pó à OVG, com apoio de produtores rurais e cooperativas goianas.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / IA / Inteligência Artificial / Ronaldo Caiado / Brasil / Cidades / Notícias do Estado