22 de maio de 2024
Internacional

Em Barcelona, Gracinha Caiado apresenta programa Aprendiz do Futuro a autoridades e empresários europeus

Encontro sobre inclusão social foi promovido pela Fundesplai, que atua há mais de 50 anos em ações sociais voltadas para jovens em vulnerabilidade na Espanha e que, por meio da Renapsi, é parceira do Governo de Goiás na execução do programa goiano de sócio-aprendizagem
Gracinha Caiado apresenta Aprendiz do Futuro a autoridades e empresários europeus durante encontro sobre inclusão social em Barcelona, na Espanha (Foto: Divulgação/GPS)
Gracinha Caiado apresenta Aprendiz do Futuro a autoridades e empresários europeus durante encontro sobre inclusão social em Barcelona, na Espanha (Foto: Divulgação/GPS)

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, foi uma das convidadas de honra de um evento que ocorreu na manhã desta quarta-feira (16/11) em Barcelona, na Espanha, para tratar da inclusão social por meio da formação e ocupação de jovens em vulnerabilidade social. Gracinha comanda a comitiva do Governo de Goiás que está na cidade europeia acompanhando 12 estudantes do programa goiano de sócio-aprendizagem Aprendiz do Futuro em intercâmbio cultural pela Europa.

O encontro foi promovido pela Fundesplai, fundação que atua há mais de 50 anos em ações sociais voltadas para jovens em vulnerabilidade na Espanha. A entidade é parceira da Renapsi na gestão do programa goiano de sócio-aprendizagem, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que já contempla 6.250 jovens em Goiás. Após a visita da comitiva goiana e o sucesso do intercâmbio dos 12 estudantes, a perspectiva é de fortalecer essa parceria.

Durante o evento desta quarta, a primeira-dama apresentou o case de sucesso goiano e destacou o desejo de ampliar o programa de socioaprendizagem para mais jovens do Estado. “Por meio do Gabinete de Políticas Sociais, o Governo de Goiás integra todas as políticas para trabalhar de forma conjunta a área social. E é dentro deste contexto que o programa Aprendiz do Futuro entra para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos jovens, integrando capacitação e educação. Por isso, vamos trabalhar para que possamos ampliar e fortalecer este trabalho”, destaca Gracinha.

Representando os beneficiários do programa, os estudantes Allana Vitória Ferreira dos Santos e João Victor Gonçalves também participaram do encontro para falar sobre as suas experiências dentro do Aprendiz do Futuro. “Mudou a minha vida e a minha história. Mais do que isso, tem mudado a vida dos 6.250 jovens que agora têm a esperança de um futuro melhor”, celebrou Allana. “Contamos com apoio total do Governo de Goiás e isso é muito importante”, completou João Victor.

Juan Carlos Moreno, diretor executivo da Demà Jovem, tecnologia social que possibilita os programas de sócio-aprendizagem executados pela Renapsi e Fundesplai, também comentou sobre o projeto de sucesso goiano. “O Aprendiz do Futuro hoje é o maior programa social de aprendizagem do mundo, implementado no Estado de Goiás. Este programa possibilita a inclusão de trabalho e tecnologia, porque o Estado está preocupado com o futuro e a preparação do jovem”, destacou.

Durante o encontro, autoridades e empresários também discutiram temas relevantes à vulnerabilidade social na Europa. Segundo os dados apresentados, cerca de 33% dos jovens no continente são afetados pela exclusão social. “Neste contexto, a Demà Jovem entra com a tecnologia social necessária para gerar mais oportunidades. Temos aplicado uma metodologia única na área de educação, com o objetivo de preparar os jovens para o futuro da melhor maneira, seja com capacitação tecnológica, cursos de Marketing ou apoio psicológico”, destacou Cristina Rodríguez, diretora geral da Fundesplai.

A primeira-dama Gracinha Caiado reforça que o Governo de Goiás inova ao fechar parcerias que, de fato, levam mais educação e oportunidade para os goianos que mais precisam em todo o Estado. “Não podemos deixar que nossos jovens percam a esperança. E, com o Aprendiz do Futuro, por meio dessa parceria tão exitosa com a Renapsi e com a Fundesplai, esses jovens têm a vida totalmente transformada e a esperança de um futuro melhor, superando a barreira da pobreza.”

Entre as autoridades presentes no encontro desta quarta, também participaram do evento a diretora do Ministério de Inclusão, Seguridade Social e Migrações, Esther Maria Péres; o conselheiro de Direitos Sociais da generalidade da Catalunha, Carles Campuzano; o presidente da Fundesplai, José Gassó; e o presidente do Renapsi, Adair Meira. Acompanham a comitiva goiana, junto à primeira-dama, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.

Agenda

Os 12 Aprendizes do Futuro selecionados para intercâmbio cultural na Europa iniciaram a programação no último domingo (13/11) por Barcelona, região autônoma da Catalunha, na Espanha. Na última terça-feira (15/11), cumpriram agenda oficial com o presidente da Catalunha, Peres Aragonès; o prefeito da cidade de El Prat de Llobregat; deputados do Parlamento Europeu; além de jovens estudantes de diversos países. Os estudantes ainda participam de debates no Parlamento Europeu, além de visitas a pontos turísticos pela cidade espanhola e em Bruxelas, na Bélgica, além de outras atividades.

A viagem, uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Renapsi, é uma premiação aos aprendizes com melhores notas, desempenho em redação e nas atividades de orientação profissional. Os estudantes selecionados ganharam a viagem com todas as despesas pagas, além de roupa, custeio do passaporte e documentação necessária.


Leia mais sobre: / / Política