01 de março de 2024
ELEIÇÕES 2024

Eleitores brasileiros devem regularizar o cadastro eleitoral até o dia 8 de maio

Eleitores que não regularizarem o cadastro eleitoral terão dificuldades com emissão de documentos e serviços públicos
A regularização pode ser feita pela internet. (Foto: Divulgação)
A regularização pode ser feita pela internet. (Foto: Divulgação)

Os eleitores brasileiros devem regularizar o cadastro eleitoral e o prazo acaba em três meses, ou seja, até o dia 8 de maio é necessário que as pendências com a Justiça Eleitoral devem ser resolvidas. A regularização pode ser pela internet, caso seja necessário ir presencialmente, o sistema alerta e indica o cartório eleitoral adequado para resolução do problema.

Caso os eleitores não regularizem o cadastro eleitoral, haverá dificuldade em tirar documentos como passaporte, carteira de identidade, ingressar em uma universidade pública ou renovar matrícula em instituições de ensino superior, assumir cargos comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público e obter empréstimos em instituições públicas, por exemplo.

A legislação prevê que quem não vota a três eleições consecutivas, não paga multa pela ausência ou não se justifica tem o título eleitoral cancelado.

Cadastro eleitoral

A regularização do cadastro eleitoral pode ser conferida pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece o serviço. Em seguida, basta clicar na aba “Serviços Eleitorais” e, na sequência, em “Atendimento eleitoral”. Ao clicar no Título Eleitoral, uma série de serviços será disponibilizadas, inclusive “Consultar Situação Eleitoral”, solicitando CPF e o título do eleitor.

Na aba, o TSE irá informar se o cadastro eleitoral está regular ou irregular e, caso o documento esteja cancelado, é preciso entrar no item “regularize seu título eleitoral cancelado”.

Eleições 2024

As eleições municipais deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro e, caso haja segundo turno, está marcado para o dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Na ocasião seriam escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país e cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos para voltar.


Leia mais sobre: / / / / / Eleições 2024

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.